Terra Blend: conheça a empresa que faturou 40% a mais na pandemia

Infelizmente, a crise intensificada pela pandemia fez com que muitos empreendedores interrompessem seus projetos. Mas, em meio às dificuldades, algumas empresas ainda conseguiram se destacar.

É o caso da Terra Blend, especializada em frutas congeladas e sucos detox, que acaba de completar dois anos de mercado. O negócio foi fundado pela enfermeira obstetra de formação Karine Ribeiro, 36, após algumas tentativas frustradas de ter o próprio negócio. Em uma conversa com o marido sobre o potencial de crescimento do consumo desses produtos, a ideia do negócio surgiu.

Após pesquisar sobre o assunto, Karine criou uma marca provisória e fez um teste. Em três semanas, já precisou comprar dois novos freezers para dar conta dos pedidos.

A empresa foi evoluindo e a fundadora investiu em uma identidade visual para a marca. Depois, criou uma base operacional em Cotia, na Grande São Paulo, com um responsável pelo atendimento, outro pela produção/controle de estoque e um pelas entregas.

O próximo passo foi fazer parcerias com pequenos produtores locais para fornecerem as frutas, que passam apenas por um processo de higienização e congelamento, e as polpas detox, produzidas artesanalmente com um blend de frutas e vegetais para auxiliarem a desintoxicar o organismo e manter sua imunidade.  

Para Karine, o diferencial da Terra Blend é agregar valor aos produtos através de uma identidade mais atual, comunicando e destacando os benefícios para a saúde aliados à praticidade necessária à vida moderna. "Decidimos nos posicionar como uma empresa com responsabilidade social e ambiental", diz.

Para atender à demanda que aumentava, a empresa passou a oferecer delivery de frutas congeladas e polpas detox para o consumidor final em parceria com o iFood. Também passou a operar com o fornecimento para hotéis, restaurantes, escolas e indústrias, no mercado local e para exportação.

 

Pandemia e geração de oportunidades

Com a chegada da pandemia, a empreendedora teve a ideia de oferecer oportunidade de ganhos no modelo home based, sem desrespeitar o isolamento social, para quem perdeu sua fonte de renda. 

No projeto de trabalho remoto, os novos colaboradores só precisavam de um celular e acesso à internet. A Terra Blend também não exige investimento inicial, e fornece um kit de divulgação de produtos.

Além do comissionamento semanal e acesso à plataforma própria de pedidos e logística, os representantes comerciais e revendedores receberam consultoria grátis para virarem Microempreendedores Individuais (MEIs). Com essa estratégia, em 2020 o faturamento da Terra Blend cresceu 40% em relação ao ano anterior.

Em entrevista ao Diário do Comércio, Karine não revelou números, mas disse que considera o crescimento bastante positivo, apesar da margem de lucro ter diminuído para impulsionar o projeto de revenda. Especialmente ao observar a quantidade de empresas que não conseguiram manter suas portas abertas em 2020.

"Creditamos isso ao aumento da demanda de delivery, ao nosso programa de revenda e principalmente aos ajustes que fizemos para atender esse novo cenário", contou Karine.

O sucesso da Terra Blend também é resultado do aprendizado ganho com as tentativas anteriores de abrir um negócio que acabaram frustradas pois, segundo Karine, "empreender é um exercício de acerto e erro."

Ela também lembra a insegurança que sentia em projetos anteriores, pois achava não ter 'gabarito' para colocá-los em prática. "Quando encontrei algo em que realmente acreditava, tudo começou a acontecer."

 

E você? Também já tentou empreender de outras formas antes de encontrar o modelo de negócio ideal para sua empresa?

Por ACSP