Uber e CMEC assinam parceria para estimular empreendedorismo feminino por meio da direção

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), anunciou parceria com a Uber no dia 03 de outubro, para oferecer oportunidades de geração de renda para mulheres. A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da autonomia financeira.

A Uber vem investindo cada vez mais em atrair motoristas mulheres para a plataforma. Entre as iniciativas para motoristas parceiras, está a U-Elas – ferramenta da Uber que permite motoristas mulheres e pessoas não-binárias receberem chamadas apenas de usuárias que se identificam como mulheres. O recurso, que foi lançado em 2019, é uma opção para deixar as parceiras mais confortáveis durante viagens pelo app e pode ser acionada a qualquer momento.

“Sempre buscamos incentivar que mais mulheres assumam a direção de carros e de suas vidas também. E vemos que a ferramenta U-Elas é realmente utilizada pelas parceiras, o que significa que estamos no caminho certo para apoiar que cada vez mais mulheres conquistem sua autonomia financeira, sem abrir mão da flexibilidade que é tão valorizada por elas”, comenta Gabriela Barbosa, gerente de Políticas Públicas da Uber.

Para a presidente do CMEC da Associação Comercial de São Paulo e presidente do CMEC Nacional, Ana Claudia Badra Cotait, a parceria vem reforçar mais uma opção de fonte de renda para as mulheres. “Nós precisamos fortalecer a mulher empreendedora e gerar oportunidades de liberdade financeira e gestão de negócios para elas, então a Uber vem como mais uma aliada para essas mulheres”, comenta.

Segundo pesquisa dos Institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio da Uber, 84% das mulheres afirmam que ter autonomia está diretamente relacionado a ter um trabalho flexível. Para 91% das parceiras, o trabalho como motorista trouxe mais independência e autonomia. A renda gerada na atividade é fundamental tanto para elas quanto para suas famílias, já que 92% sustentam ao menos uma pessoa com os ganhos obtidos utilizando plataformas. A flexibilidade para cuidar de si e da família é um ponto valorizado por 94% dessas motoristas.

Além da U-Elas, a Uber possui uma série de recursos de segurança que atuam antes, durante e depois das viagens. A empresa também firmou um compromisso público de enfrentamento à violência contra a mulher, materializado em parcerias com diversas organizações especialistas no tema.

Por ACSP