Economia

Pesquisas do Varejo

A Pesquisa AC Varejo é um boletim mensal elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a partir de informações fornecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). 

Nosso material consolida dados sobre as vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do varejo ampliado (que inclui todos os setores) do Estado de São Paulo.

Além do AC Varejo, serão divulgadas outras pesquisas de intenção de compra durante datas essenciais para o varejo, tais como Natal, Dia das Mães, Black Friday e Sampa Week, entre outras.

De posse dessas informações, nossos associados poderão melhorar sua tomada de decisões, considerando as possíveis oportunidades para o varejo e atividade econômica em geral.

 

Confira as publicações antigas

 


 

Índice de Confiança

O Índice Nacional de Confiança (INC) é um indicador importante para a tomada de decisão dos empresários, por se tratar de um “termômetro” da disposição futura do brasileiro em ir às compras.

Divulgado por volta do dia 20 de cada mês, o INC mapeia a percepção em relação à situação econômica atual e futura dos consumidores de diferentes classes sociais, em todas as regiões do país, apontando, inclusive, a propensão a realizar compras de médio ou grande porte.

Também é divulgado o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), que indica a intenção futura de consumir por parte das famílias residentes no Estado de São Paulo.

Ambos índices são elaborados desde 2005 pela ACSP, e desde 2020 em parceria com a startup de tecnologia Behup, com divulgação mensal.

 

Confira as publicações dos Índices de Confiança

 


 

Balanço de Vendas

Divulgamos o Balanço de Vendas no primeiro e no décimo sexto dia útil de todo mês. Nosso indicador mede o movimento das vendas a prazo e à vista da capital paulista, a partir de informações concedidas pela Boa Vista SCPC.

Esse indicador é importante como antecipação do comportamento do consumidor em datas importantes do varejo, funcionando como um termômetro da atividade comercial da cidade de São Paulo.

Acompanhar as variações e tendências de consumo por meio do Balanços de Vendas contribui para que os empresários possam visualizar a tendência futura das vendas, auxiliando na direção estratégica a ser adotada para seus negócios.

 

Confira as publicações do Balanço de Vendas

 


 

Conjuntura Econômica

Diante de cenários econômicos adversos, surgem várias perguntas. Devo ampliar o negócio ou encerrar as atividades? Dispenso funcionários ou aguardo e me preparo para a retomada? 

Para compreender a situação econômica atual, os Boletins de Conjuntura e os Relatórios do Comitê de Avaliação da Conjuntura Econômica são fundamentais para a tomada de decisões dos empresários, cujos resultados são influenciados pela evolução das variáveis econômicas. 

Com divulgação mensal, as análises oferecem um amplo panorama sobre o comportamento e as tendências da economia, orientando os empresários, em especial os pequenos, a encontrarem a solução mais acertada para dar continuidade aos seus negócios.

 

Confira as publicações da Conjuntura Econômica

 


 

Indicadores Econômicos

Disponibilização dos indicadores econômicos básicos, permitindo a visualização dos dados básicos da conjuntura econômica, essenciais para nortear a atividade empresarial e planejamento de estratégias.  

Também serão divulgadas as projeções desses indicadores, realizadas pelos economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal, elementos cruciais para nortear a tomada de decisão das empresas, que deve considerar as prováveis tendências e cenários econômicos futuros.

 

Confira o índice

 


 

Temas em análise

Por meio de breves relatórios, realizamos análises do comportamento dos principais indicadores econômicos brasileiros, ressaltando aspectos não tradicionalmente visualizados pela mídia e por boletins de consultorias e instituições financeiras.

Além de possibilitar uma constante atualização sobre a conjuntura econômica brasileira, acreditamos que a propagação do conhecimento por meio desta análise contribua para que nossos associados consigam interpretar o cenário atual e assim, tenham condições de performar melhor seus negócios.

Confira as análises