São Paulo, 9 de maio de 2019. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) avalia que a queda de 4,5% nas vendas do varejo em março, frente a igual mês do ano passado, conforme divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de elevada, não surpreende.
“Nosso Balanço de Vendas da capital já havia registrado queda de 4,4% em março, ou seja, já imaginávamos que o fato de o Carnaval ter caído nesse mês provocaria uma retração no setor. Mas os problemas do varejo vão além do Carnaval. Há questões estruturais da econômica que vêm restringindo a capacidade do comércio de crescer, como o desemprego alto, a queda na confiança do consumidor em março e os salários que cresceram pouco”, analisa o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
Ele chama atenção para o recuo no ramo supermercadista, que apresentou queda de 5,7%, por causa da alta pontual no preço dos alimentos,
“Os próximos meses, porém, devem ter resultados positivos. Nosso Balanço de abril já mostrou uma alta de 3,7% e, em maio, haverá um efeito-calendário positivo, em decorrência de um dia útil a mais, além da greve dos caminhoneiros do ano passado, que reprimiu a base de comparação”, conclui.
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Por ACSP