Dia das Mães terá crescimento tímido nas cidades do interior paulista, aponta levantamento da Facesp

São Paulo, 8 de maio de 2019. O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12/5) e com isso comerciantes de todo o País se preparam para dar conta do movimento mais intenso nas lojas. Contudo, um levantamento da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) aponta que a segunda data comercial mais importante do varejo – que perde apenas para o Natal - vai ser tímida nas principais cidades do interior paulista, variando de 2% a 3%.

“Esse é o ritmo que o comércio vem apresentando desde o início do ano, então é difícil escapar dessa faixa de crescimento. Mas é importante notar que não se trata de uma expansão uniforme para todos os segmentos. Enquanto os presentes pessoais (roupas, calçados e perfumes) apresentarão desempenho maior, os eletroeletrônicos terão desempenho menor ou até negativo, em função da Copa do Mundo do ano passado, que criou uma base forte de comparação”, diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Em Campinas, por exemplo, a expectativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) é de que o faturamento do Dia das Mães chegue a R$ 457 milhões, valor 2,81% superior ao do ano passado. "Apesar do viés negativo dos indicadores econômicos atuais, frente à Reforma da Previdência, o Dia das Mães proporciona sempre uma movimentação positiva para o comércio", comenta Laerte Martins, economista da ACIC.

Já a expectativa da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (ACIAS) é de que as vendas em Sumaré cresçam até 2% neste Dia das Mães, comparando com o mesmo período do ano passado. Como na maioria dos municípios, as lojas de Sumaré ficarão abertas das 9 às 18 horas no sábado. “Com a ampliação do horário, os filhos terão mais tempo para pesquisar e escolher melhor o presente”, diz Juarez Pereira da Silva, presidente da ACIAS.

A Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), por sua vez, estima um aumento de 3% em termos reais nas vendas do comércio para o Dia das Mães em comparação com 2018, o que equivale a cerca de 8% nominais.

Em Sorocaba, a previsão é de crescimento de 2%, de acordo com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO). Mais do que isso, o ticket médio a ser gasto pelo consumidor sorocabano deve ser de aproximadamente R$ 100, sendo que 59% dos entrevistados pretendem comprar presentes neste ano e 24% ainda estão indecisos.

Na capital, a expectativa da ACSP é de crescimento de 2%.

Seguem estimativas do movimento de vendas de algumas cidades paulistas:

  • Associação Comercial e Industrial de Bastos – crescimento de 3%
  • Associação Comercial e Industrial de Bauru – crescimento de 3%
  • Associação Comercial e Industrial de Campinas – crescimento de 2,81%
  • Associação do Comércio e Indústria de Franca – crescimento de 5%
  • Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí – crescimento de 2%
  • Associação Comercial e Industrial de Limeira – crescimento de 2,5%
  • Associação Comercial de Mogi das Cruzes – crescimento de 3% a 5%
  • Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu – crescimento de 2%
  • Associação Comercial e Industrial de Pompeia – crescimento de 2%
  • Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – crescimento de 2,5%
  • Associação Comercial e Industrial de São Carlos – crescimento de 3%
  • Associação Comercial de São Paulo – crescimento de 2%
  • Associação Comercial de Sorocaba – crescimento de 2%
  • Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré – crescimento 2%

Outras pesquisas referentes ao Dia das Mães estão disponíveis no endereço: https://www.facesp.com.br/noticia

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

 

Por ACSP