INC de junho aponta crescimento da confiança do brasileiro da classe C

São Paulo, 23 de junho de 2022 – O Índice de Confiança do Consumidor Brasileiro de junho, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado pela PiniOn, já mostra a classe C mais otimista do que antes da pandemia (com 104 pontos).

A esperança de um futuro melhor surge em um momento que o Banco Central acaba de reajustar a taxa de juros para 13,25%, a 11ª alta consecutiva, com inflação anual acumulada desacelerada, mas ainda em 0,47% (percentual de maio).

“O cenário econômico do País afeta a confiança do brasileiro, mas o que mais determina é a situação individual de cada um”, disse Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. “Hoje, a maior parte da população da classe C possui ocupação formal ou informal, já está recuperando a renda que perdeu com a pandemia e ainda pode contar com recursos oriundos do saque do FGTS, da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e do Auxílio Brasil”, complementou.

Integram a classe C as pessoas que têm renda familiar entre R$ 1.805,91 e R$ 3.042,47, de acordo com o IBGE.

Outra curiosidade é a elevação do otimismo dos moradores da Região Centro-Oeste que também está melhor do que antes da pandemia, com 115 pontos.

“Esses bons índices estão diretamente relacionados ao agronegócio”, analisou Ulisses. “O aumento da safra gera mais emprego, renda e aumenta a oferta de alimentos para o brasileiro”, explicou.

Confiança ainda no campo pessimista

Apesar de a classe C e a Região Centro-Oeste estarem otimistas em relação à economia, o brasileiro, de forma geral, ainda não está tão confiante no futuro.

O INC registrou, em junho, 92 pontos. O Índice vai de 0 a 200, sendo que menos de 100 o campo é pessimista e mais de 100, otimista.

Mesmo assim, os 92 pontos representam aumento em relação a maio e elevação de 10,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O questionário foi aplicado em 1.712 pessoas espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

 

Finanças

No geral, a percepção negativa das famílias em relação às suas situações financeira e de emprego atuais continuam presentes no INC de junho. Do total de entrevistados, 48% consideram estarem mal financeiramente. Sobre o emprego, 32% não se sentem seguros e temem que ele e/ou alguém da família fiquem desempregados.

A percepção negativa em relação à situação financeira atual continua a se refletir ainda na menor disposição a adquirir itens de maior valor, como carro e casa, e bens duráveis, tais quais geladeira e fogão, diminuindo também, em junho, a predisposição a investir no futuro.

O INC mostra que não tem mais do que 32% de brasileiros que se sentem dispostos a comprar um veículo, a mudar de residência ou a comprar algum produto da linha branca.

Veja a pesquisa nacional aqui.

 

Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) – O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) de junho, um recorte do Estado de São Paulo do indicador nacional da ACSP, ficou em 87 pontos.

Embora os índices sejam mais baixos do que os do restante do Brasil, o comportamento paulista é praticamente o mesmo do dos outros brasileiros. Neste mês, dá pra dizer que houve manutenção de uma trajetória crescente dessa confiança e aumento mais intenso em relação a maio do ano passado (19,2%).

Foram entrevistadas 898 pessoas na capital, região metropolitana, litoral e interior. O ICCP também vai de 0 a 200. A margem de erro desta pesquisa é de 4% para mais ou para menos.

Acesse a pesquisa estadual completa aqui.

 

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Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP