4 tendências digitais para os negócios em 2021

Desde que as medidas de isolamento e distanciamento social passaram a ser adotadas para conter o avanço do novo coronavírus do Brasil, em 2020, o varejo parece ter experimentado um desenvolvimento tecnológico de anos em poucos meses. 

De acordo com um levantamento da empresa de pesquisa Nielsen em parceria com a Compre&Confie, mais de 7 milhões de consumidores compraram on-line pela primeira vez durante a quarentena. 

Em entrevista ao Diário do Comércio, o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, falou sobre algumas tendências que devem ganhar mais espaço no varejo em 2021 e deixar os comércios ainda mais digitais neste ano. 

Listamos os cinco principais pontos citados por ele. Confira, a seguir: 

 

  1. PIX

O sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central começou a funcionar no ano passado, mas deve ganhar força em 2021. Na visão de Terra, o PIX deve reduzir significativamente o custo das operações com cartão de crédito e débito. "Com o PIX, as tarifas que o lojista pagava  para o banco vão passar por uma melhora de competitividade e redução de custo ao longo de 2021". 

 

  1. LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

A partir deste ano as informações dos consumidores ficarão mais protegidas. Já as empresas que têm domínio delas, a partir de agora, ganham uma responsabilidade maior. 

É que a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor neste ano e vai regular a coleta e armazenamento dos consumidores. Porém, esse avanço regulatório exigirá que o varejo tome mais cuidado em sua relação com os clientes.

O presidente da SBVC destaca que as empresas menos estruturadas, como as pequenas e médias, deverão ficar atentas à dinâmica de envio de ofertas e promoções, além de repensarem como cuidam do cadastro e dos mailings para evitar problemas jurídicos ou até multas. "A LGPD não é exatamente um benefício, mas um ponto de atenção", alertou Eduardo.  

 

  1. Marketplaces 

Os marketplaces, ambientes que reúnem vendedores e consumidores, também ganharam força com a quarentena..A estratégia para estimular o pequeno e médio varejo a vender on-line durante o período de distanciamento social, copiada dos grandes varejistas pelos shoppings para evitar um fechamento ainda maior de lojas-satélite, reforçou a operação dessas plataformas, que os hospedam em troca de divulgação e estrutura logística.  

Por isso, neste ano a presença dos marketplaces deve aumentar de forma significativa. "Essas plataformas estão se preparando para colocar cada vez mais pequenos e médios lojistas no ambiente digital", sinalizou Terra. 

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Leia também | O que é um marketplace e como ele pode ajudar a sua empresa? 

 

  1. Internet 5G

Outra tendência que deve ser ampliada em 2021 é a quinta geração da internet móvel — o 5G. A tecnologia chegará prometendo altíssima velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla, conexões mais estáveis e menor tempo de resposta.

Essa mudança radical e importante para o varejo deve chegar para valer em 2022, segundo Terra, e 2021 será o ano das discussões regulatórias e técnicas. "A conectividade na loja será maior, o PDV mais rápido, o consumidor se conectará com produtos e com a loja... O 5G será de fato uma grande revolução", destacou. 

E você? Já conhecia todas essas tendências? Se não, fique de olho nas novas tecnologias e comece a pensar em maneiras de aproveitá-las para aprimorar os processos na sua empresa e ampliar a competitividade do seu comércio. 

Por ACSP