5 dicas para conquistar de vez a confiança dos seus clientes

Há quem acredite que vender bons produtos a preços competitivos é suficiente para manter a clientela fiel à marca e ganhar o seu apoio. No entanto, ter uma empresa bem-sucedida nesse quesito pode ser mais complexo do que parece. Para conseguir bons resultados, seu negócio precisa transmitir confiança ao público. 

De acordo com o estudo In Brands We Trust (ou “Marcas em que confiamos”), realizado pela agência global de relações públicas Edelman com a população brasileira e de outros sete países, os consumidores que confiam nas marcas são mais propensos a permanecerem fiéis a elas (60% contra 23%). Além disso, têm mais probabilidade de defendê-las, indicá-las e até mesmo de apoiá-las em suas decisões e posicionamentos. 

No entanto, as companhias que conseguem conquistar os consumidores ainda são minoria. De modo geral, a percepção que o público tem é a de que as marcas prometem mais do que cumprem: seis em cada dez brasileiros acreditam, por exemplo, que as marcas usam questões sociais como manobra de marketing para aumentar as vendas. O resultado disso preocupa: apenas 36% dos entrevistados no levantamento confiam na maioria das marcas que consome.

Mas o que pode ser feito para conquistar a confiança do público? A pesquisa mostrou que os consumidores valorizam principalmente três pontos: qualidade dos produtos, boa experiência de compra e o impacto social gerado pelas empresas. 

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Trazer essas questões para o dia a dia costuma ser bastante desafiador, mas é fundamental para o sucesso do negócio. Pensando nisso, listamos algumas atitudes que podem ajudar a melhorar a imagem da sua empresa e transmitir confiança ao público que você deseja alcançar. Confira: 

  1. Esteja disposto a ouvir os seus clientes

Hoje em dia o seu público pode se comunicar com a sua empresa de diversas maneiras: por ligação, nas mídias sociais, indo ao próprio estabelecimento ou em sites de opinião, como o Reclame Aqui. 

Para controlar eventuais problemas e manter uma imagem positiva, sua empresa precisa monitorar todos os canais de comunicação com os clientes e se certificar que as respostas são feitas rapidamente e que realmente atendem à necessidade do consumidor. 

 

  1. Entregue sempre o que promete

Se você promete algo para atrair a clientela, não pode deixar de cumprir. Aliás, sempre que possível, tente superar as expectativas e entregar mais do que prometeu para encantar o seu público, mas nunca faça menos. 

Nesse sentido, é preciso ficar de olho para garantir duas coisas: que seus produtos ou serviços funcionem como prometido e que suas campanhas de marketing não enganem ou “maquiem a verdade” para os clientes. Transparência é a palavra de ordem para conquistar a confiança do seu público. 

 

  1. Ofereça um atendimento de excelência

O atendimento é um diferencial importante para ganhar a confiança do consumidor. Dificilmente um cliente que é mal atendido vai acreditar que o mesmo não acontecerá no futuro e, por isso, o melhor caminho será procurar outra opção. 

Além disso, um consumidor que está indeciso e também passa por isso não vai se sentir seguro para comprar da sua empresa. Mas, se o atendimento for eficiente, ágil e educado, as chances de atrair e fidelizar o cliente são muito maiores. 

 

  1. Utilize os canais digitais para criar proximidade

Muitas empresas utilizam os canais digitais como meras plataformas de anúncios. Você já deve ter se deparado, por exemplo, com blogs corporativos e perfis nas redes sociais que são usados apenas para falar de produtos e serviços, o que é um erro, já que a sua audiência também está interessada em conteúdos de mais valor. 

Utilize os canais digitais para gerar esse valor, se aproximar dos seus clientes e, de maneira mais natural, atrair novos. Uma dica para compartilhar conteúdo de qualidade é sempre pensar em quem lerá. De que maneira uma atualização de status pode acrescentar algo para a sua audiência? Existe uma forma mais interessante de mostrar a autoridade da sua empresa no ramo em que ela atua? Usar a criatividade é fundamental para se destacar. 

 

  1. Seja transparente com os seus clientes 

Para transmitir confiança aos seus clientes, sua empresa deve mostrar em todos os momentos que trabalha com e para eles. Como já mencionamos, a transparência é muito importante, mas muitas empresas falham nesse sentido até mesmo em questões mais básicas, como informar os preços dos produtos e serviços oferecidos. 

Nas redes sociais, por exemplo, alguns empreendedores costumam omitir essa informação. Além de despertar desconfiança e afastar o cliente, essa prática configura crime de acordo com o Artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe “fazer afirmação falsa ou enganosa ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços”. Fique de olho!

Gostou Esperamos que sejam úteis para ajudar a sua empresa a estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes — e, claro, alcançar resultados cada vez melhores. Bons negócios! 

Por ACSP