5 práticas para motivar sua equipe e reter talentos

Apesar do alto índice de desemprego no país e das incertezas que envolvem a economia, os brasileiros estão mais dispostos a trocar de emprego neste ano. É o que mostrou um estudo recente da PageGroup, consultoria especializada em recrutamento e seleção. De acordo com a pesquisa, quatro em cada dez profissionais estão insatisfeitos com o trabalho e desejam deixar a empresa atual ainda em 2022.

Para as companhias, o turnover — nome dado à rotatividade de funcionários — pode gerar sérios prejuízos financeiros e, principalmente, perdas importantes do ponto de vista intelectual, já que cada colaborador carrega uma bagagem importante sobre o negócio e seus processos. 

Diante desse cenário, muitos empreendedores têm buscado conhecimento sobre o tema, pensando em desenvolver ações para manter seus funcionários motivados e melhorar a retenção de talentos. E você? Já sabe o que pode ser feito para trabalhar essas questões na sua empresa? A seguir, listamos alguns pontos simples, mas importantes e que podem ajudar. Confira: 

 

  • Valorização financeira 

 

Sem dúvida, manter um salário justo e capaz de garantir condições dignas de vida é o primeiro passo para manter seus colaboradores minimamente motivados e interessados em continuar na companhia. 

Promoções e aumentos salariais devem acompanhar as realizações das pessoas e também é importante que os profissionais estejam cientes dos próximos passos que podem dar na empresa. No entanto, nem sempre um bom salário é suficiente. Também há outras formas de reconhecimento que precisam ser consideradas. 

 

  • Elogios genuínos

 

Como líder, é muito importante acompanhar de perto o trabalho de cada membro da sua equipe e valorizar cada funcionário, publicamente ou em particular, com elogios verdadeiros. 

Esta também é uma forma de sinalizar para o colaborador em quais pontos ele está acertando e manter um clima organizacional mais agradável, especialmente em áreas em que há maior cobrança por resultados. 

Em outros conteúdos, já falamos sobre a importância de fazer reuniões de feedback com cada profissional. Você pode aproveitar momentos assim para mencionar exemplos claros de suas boas práticas. Isso funciona como uma comprovação de que você realmente observou o que seu funcionário fez e de que está por dentro de tudo o que acontece na equipe. 

Leia também | 1:1: como e por que fazer essa reunião com a sua equipe?

 

  • Celebrações 

 

Em meio à correria do dia a dia e às cobranças que fazem parte da rotina, muitas vezes os gestores acabam se esquecendo de celebrar as conquistas do time. Momentos assim também contribuem para aumentar o engajamento e até a interação entre os membros da equipe. 

Você pode organizar um café da manhã ou um almoço com todos, por exemplo. O importante é reservar um momento especial para comemorar o resultado que alcançaram juntos, destacando a relevância do trabalho de cada um. 

 

  • Divisão de tarefas

 

Dividir tarefas é importante, mas o trabalho de um gestor não acaba por aí. No dia a dia, é necessário acompanhar o andamento das atividades para orientar as pessoas no intuito de desenvolvê-las e corrigir eventuais problemas. Além disso, esse acompanhamento é muito importante para saber se algum dos profissionais está sobrecarregado, por exemplo, o que pode ser uma grande motivação para um pedido de demissão. 

Ao delegar as atividades, essa distribuição deve permitir que as tarefas sejam realizadas dentro do prazo, com qualidade e com o apoio necessário para que cada profissional alcance seus objetivos. 

 

  • Visão clara do negócio 

 

É fundamental que todos percebam a importância da área em que trabalham, do valor que ela traz para a empresa e das atividades que desempenham. Assim, seus colaboradores terão mais facilidade para se conectar com o propósito do negócio. 

Por isso, sempre que delegar uma tarefa, tenha certeza de que o seu colaborador sabe exatamente como essa atividade irá contribuir para o sucesso da área e da empresa.

Essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas precisa ser desempenhada. Como gestor, você também deve mostrar os resultados da sua área, comunicar e tangibilizar as conquistas para que a empresa saiba valorizar o seu time. 

Gostou das dicas? Então, é hora de colocá-las em prática!

Por ACSP