O “efeito coronavírus” no comércio foi sentido com intensidade desde que a pandemia chegou ao Brasil, em março deste ano. Com as medidas de distanciamento social para conter o avanço da doença no país, houve queda no consumo e o cenário de incertezas, aliado à alta do desemprego, deixou a população mais cautelosa para comprar.

As primeiras cenas dessa situação já apareceram nos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. Na comparação com o trimestre anterior, o indicador, que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país, caiu 1,5% entre janeiro e março na comparação - e deve sofrer redução ainda maior no próximo levantamento.

Nesse cenário, microempreendedores e donos de pequenas e médias empresas são os mais impactados, pois não possuem caixa tão robusto quanto os proprietários de grandes negócios para atravessar um período de crise. Mais do que nunca, então, é preciso se reinventar e pensar em soluções para melhorar o desempenho do comércio. A seguir, listamos algumas medidas que podem ser aplicadas para evitar que as empresas fechem as portas:

1 - Planejamento e ajuste de produção

Com o cenário de baixa demanda, não tem jeito: é preciso ajustar a produção para não ficar com estoque parado. Monte uma estratégia de crise como se fosse um novo plano de negócios, com metas claras e indicadores de acompanhamento. Nesse momento, é preciso fazer economias e otimizações para sobreviver à crise.

2 - Avaliação de contratos com fornecedores

Parte dessas adaptações também envolve relações comerciais com fornecedores. Os contratos que se tornarem desproporcionais entre o contratante e o contratado podem ser revisados, como o de locação de imóveis, por exemplo. Como muitos estabelecimentos estão total ou parcialmente fechados, questionar o pagamento integral do aluguel é uma alternativa para reduzir os custos fixos e equilibrar o caixa.

3 - Medidas para os funcionários

Para evitar demissões e garantir a segurança dos colaboradores em tempos de retomada gradual do comércio, estabelecer o sistema de home office aos que podem trabalhar remotamente, dar férias aos funcionários e usar o banco de horas são medidas permitidas.

Em 22 de março, o governo federal publicou a Medida Provisória 927 com novas regras para a relação entre empresas e trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas estão a antecipação de feriados e férias individuais ou coletivas, por exemplo.

Além disso, a MP autoriza o pequeno empresário a comunicar e pagar o funcionário com apenas 48 horas de antecedência e dar férias aos empregados que ainda não tenham completado 12 meses de trabalho, podendo oferecer o benefício de forma proporcional ao tempo de serviço na empresa. Outra MP ainda regulamenta a redução de jornada e de salário ou suspensão do contrato de trabalho com parte da renda dos trabalhadores sendo custeada pelo governo.

4 - Pagamento de tributos

Outra medida que pode ajudar a salvar o caixa da empresa é aproveitar o prazo estendido para o pagamento dos tributos federais relativos ao Simples Nacional. O acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Segundo o Sebrae, a medida deve beneficiar cerca de 5 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, além de 9,8 milhões de microempreendedores individuais.

O pagamento do FGTS, vencido em abril, maio e junho também será prorrogado, como determina a MP 927/2020. Ou seja: o FGTS poderá não ser pago no mês de vencimento e parcelado em até seis vezes, com vencimentos a partir de julho próximo.

5 - Crédito saudável

Com um bom planejamento financeiro, contratar um crédito de qualidade, com taxas de juros mais baixas, pode ser a solução ideal para o ajuste de contas da empresa. Em março, o governo anunciou uma linha de crédito emergencial para ajudar pequenos e médios negócios a pagarem os salários dos seus funcionários. O empréstimo é oferecido em conjunto entre o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), responsável por 85% do crédito, e os bancos privados, que ficam com 15% do total.

Mas a iniciativa tem um impasse: enquanto empresários e entidades reclamam que o dinheiro não chega aos empreendedores por conta do excesso de burocracia e exigências dos bancos, estes dizem que o valor está à disposição. Em casos assim, existem alternativas para o empreendedor obter crédito mais barato. As sociedades de crédito são exemplos disso.

Conhecidas como “financeiras”, as sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) são instituições privadas que fornecem empréstimo e financiamento para aquisição de bens, serviços e capital de giro. Entenda como funciona e como contratar o crédito.

6 - Soluções da ACSP

Em meio à crise do coronavírus, a Associação Comercial de São Paulo adotou diversas medidas de apoio às micro e pequenas empresas. Nesse período, novos associados têm 40% de desconto na anuidade e, por apenas 180 reais, podem ter acesso aos benefícios exclusivos para a comunidade de empreendedores por 12 meses - um custo médio de 15 reais por mês. Para conhecer as condições de pagamento e vantagens de ser associado, clique aqui.

Aqueles que desejam investir na presença digital de seus negócios sem precisar se preocupar em abrir uma loja virtual também podem anunciar os seus produtos e serviços na Vitrine de Vantagens, outra solução exclusiva para associados.

Além disso, a ACSP desenvolveu conteúdos especiais para o período, como uma série de entrevistas com especialistas para levar aos empresários assuntos relevantes e orientações que podem ser aplicadas em momento de crise. Os episódios da série #TamoJuntoSP contam com a presença de profissionais especializados em diferentes áreas e apresentam temas que vão desde opções de financiamento e técnicas de marketing digital a novas medidas trabalhistas em tempos de pandemia. Os materiais gravados estão disponíveis na página de vídeos da ACSP e no canal da instituição no YouTube.

O que achou das dicas? Esperamos que elas possam ser úteis para ajudar a sua empresa a alcançar resultados mais expressivos nesse momento delicado. E lembre-se: para chegar mais longe, você pode contar com o apoio da ACSP. Junte-se à nossa comunidade de empreendedores!

 

 


Por ACSP