Ansiedade no trabalho: como prevenir e tratar os casos na empresa

Falar sobre saúde mental é especialmente importante no Brasil, o país onde mais pessoas sofrem de ansiedade no mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença já atinge um em cada dez brasileiros e, além do bem-estar no dia a dia, também compromete a produtividade dessas pessoas como profissionais. 

Mas, afinal, como as empresas podem zelar pela saúde mental dos colaboradores e ajudar a reduzir e tratar os casos de ansiedade entre seus funcionários? É sobre isso que vamos falar aqui.  

 

Antes de mais nada, o que é ansiedade no trabalho?

Basicamente, a ansiedade no trabalho está associada a uma preocupação intensa e excessiva diante de questões que envolvem a rotina profissional. 

Uma crise de ansiedade pode ser desencadeada por uma questão claramente muito importante, como a participação em um processo interno para uma promoção ou até por tarefas consideradas mais simples, mas que são cercadas de grande estresse para o indivíduo.

No contexto do trabalho, situações de cobrança excessiva e microgerenciamento por parte da liderança, por exemplo, podem tornar as crises de ansiedade mais frequentes. 

 

Como identificar as causas de ansiedade no ambiente de trabalho?

É importante considerar que alguns fatores relacionados à ansiedade no trabalho fogem do controle da empresa. 

No auge da pandemia da Covid-19, por exemplo, muitos profissionais passaram a se sentir mais pressionados, preocupados e inseguros em relação ao trabalho por conta do cenário de crise. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3,3 milhões de trabalhadores perderam o emprego entre abril de 2020 e o mesmo mês de 2021. Nesse período, os casos de ansiedade e depressão subiram 25%, segundo a OMS. Além disso, as incertezas sobre a gravidade da nova doença e os riscos que ela poderia trazer para a saúde de cada família contribuíram para que os casos de ansiedade disparassem, o que também prejudicou a rotina de trabalho desses profissionais. 

Mas, mesmo nesses casos, as companhias podem ajudar a evitar a estafa, ou seja, a exaustão mental de seus funcionários. Para isso, primeiro, é preciso avaliar o cenário e identificar o problema e suas origens.

Uma maneira de fazer isso é aplicando pesquisas de clima organizacional e de satisfação. Normalmente é o RH quem elabora as perguntas e as respostas são anônimas, para que os colaboradores se sintam mais à vontade para expressar seus sentimentos e compartilhar impressões. Por meio dessas pesquisas, os colaboradores podem apontar quais situações ? ou até quais pessoas da hierarquia corporativa ? lhe causam estresse e ansiedade e o porquê disso. 

 

Como a empresa pode ajudar os seus colaboradores

A seguir, listamos algumas ações que as empresas podem adotar para ajudar a identificar a ansiedade no trabalho e cuidar da situação da melhor forma: 

 

  • Entenda e mapeie a sua equipe

 

Em alguns casos, a pessoa pode sofrer de ansiedade a ponto de não conseguir trabalhar direito, mas age normalmente. Por isso, é importante conhecer melhor os funcionários e acompanhá-los mais de perto. 

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  • Mostre compreensão em em relação à dor do colaborador

 

Muitas pessoas têm receio de compartilhar as questões que causam aflição porque não querem ser mal-interpretadas ou parecerem “fracas”. Para quebrar essa barreira, o RH e as lideranças precisam adotar uma postura mais acolhedora e compreensiva no dia a dia e demonstrar de forma sincera que se preocupam com o bem-estar dos profissionais. 

 

 

  • Crie um canal para falar de saúde mental

 

Mesmo quando a empresa se dispõe a tratar de questões de saúde mental, pode ser desafiador falar sobre isso. 

Uma forma de facilitar esse tipo de diálogo é criar um canal exclusivo sobre o tema, para que as pessoas falem sobre a sua ansiedade, compartilhem suas experiências de forma segura e consigam apoio para tratar a questão. 

 

 

  • Ofereça um benefício de saúde mental

 

Há alguns anos as empresas já têm benefícios relacionados à saúde física, mas oferecer recursos para que os colaboradores cuidem da saúde mental também é muito importante. Que tal pensar em opções que englobam tratamento psicológico e psiquiátrico, por exemplo? 

Se a sua companhia não pode investir em um benefício individual aos colaboradores neste momento, algumas ações, como viabilizar atendimento com um psicólogo na empresa em determinado dia da semana, mediante agendamento, pode ser um jeito interessante de começar. 

Como mencionamos, a ansiedade no trabalho é uma questão que pode ter relação com o próprio trabalho ou com fatores externos. De qualquer forma, merece atenção do RH e das lideranças. 

Abrir espaço para o tema e oferecer benefícios de saúde mental é fundamental para os funcionários e interessante para a empresa, afinal, esse cuidado pode evitar que os trabalhadores fiquem doentes e contribuem para que mantenham seu bem-estar e produtividade. 

E você? Tem priorizado essa questão na sua empresa? Se não, é hora de começar a pensar no assunto e propor ações de bem-estar para o time. Esperamos que este conteúdo tenha trazido boas ideias para você!

Por ACSP