Como calcular descontos para os meus clientes na Black Friday?

A Black Friday está se aproximando! Neste ano, a data é celebrada em 29 de novembro, mas grande parte do comércio já definiu ações e está trazendo boas ofertas aos consumidores.

5 estratégias para vender mais na Black Friday

Por outro lado, alguns empresários têm dificuldades para calcular descontos; afinal, uma campanha de sucesso exige muito mais do que abaixar os preços para atrair clientes. Para que as datas comemorativas sejam trabalhadas com êxito, é preciso planejamento e cautela. Lembre-se: grandes ofertas são interessantes e importantes para se destacar em meio à concorrência, mas, antes de qualquer coisa, pense que a sua empresa precisa lucrar.

De modo geral, há duas maneiras de decidir o preço que será praticado em períodos de promoções: a primeira é fazer um cálculo considerando os custos e despesas que envolvem a comercialização do produto ou serviço, e a segunda é definir o preço baseando-se no que o mercado está oferecendo. O ideal é fazer os dois, porque o preço deve justificar os custos, mas, ao mesmo tempo, precisa ser atrativo para que os clientes sintam-se interessados em comprar.

Dois pesos, duas medidas

Um dos erros mais comuns, cometidos especialmente pelas pequenas empresas, é basear o preço apenas nos concorrentes, mesmo que eles tenham portes diferentes.

Uma pequena mercearia, por exemplo, dificilmente conseguirá vender com o mesmo valor de uma rede de supermercados, que tem estoques muito maiores e despesas completamente distintas. Analisar a concorrência é sempre importante, mas entenda que nem sempre será viável competir com ela.

Atenção às despesas

Para fornecer qualquer produto ou serviço, a sua empresa tem despesas, e todas elas, por menores que sejam, devem entrar na conta para definir preços. Isso influencia diretamente no valor que será cobrado. Funcionários, impostos, custos com transporte, marketing, tempo... Tudo deve ser contabilizado!

Comércio cheio x sucesso

Algumas empresas atraem uma grande quantidade de clientes porque oferecem produtos e serviços com preços muito abaixo dos praticados pela concorrência, mas depois sofrem sérias consequências com as finanças. Uma extensa carteira de clientes nem sempre indica que tudo está indo bem. Fique atento para não ficar no prejuízo!

Margem de lucro

A margem de lucro é o que dá sentido à existência do negócio, afinal, não dá para trabalhar apenas para cobrir os seus custos, certo? Se o faturamento da sua empresa tem sido suficiente apenas para mantê-la no mercado, é preciso repensar estratégias e identificar problemas para chegar a soluções.

Descontos de verdade

Você considerou a margem de lucro que o seu negócio precisa ter e viu que não vai ser possível oferecer descontos nesta Black Friday. E agora?

No Brasil, durante a Black Friday algumas empresas vendem produtos e serviços com os valores originais como se fossem descontos. Graças a essa prática, a data chegou a ser apelidada pelos consumidores como “Black Fraude”, e os clientes estão cada vez mais atentos às variações de preços.

Oferecer descontos falsos é uma furada. Além de não atrair o público, pode ser prejudicial à reputação do seu negócio. Se este não é o momento de mergulhar na Black Friday e oferecer preços melhores, fique de fora e programe-se para, no ano seguinte, conseguir descontos interessantes para os seus clientes.

Em datas comemorativas ou não, saber precificar o que a sua empresa comercializa é muito importante para que o seu negócio cresça de forma saudável. Conheça os seus clientes, converse com os concorrentes sempre que possível e, principalmente, fique por dentro do que está acontecendo no mercado.

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Por ACSP