
De tempos em tempos, as empresas pedem uma redução de custos. Despesas desnecessárias podem ter um peso significativo no orçamento do negócio e, em momentos mais difíceis, até levá-lo à falência.
Você já parou para avaliar se a sua empresa está gastando em excesso? Quer diminuir essas despesas? A seguir, indicamos algumas ações que podem te ajudar nessa tarefa. Confira:
1. Assuma o controle das despesas
Não dá para cortar gastos de maneira eficiente sem ter o total controle financeiro da empresa. Certifique-se de que você tem um registro de vendas, para saber quais produtos e serviços a sua empresa comercializou e o que tem a receber. Essas informações também o ajudarão a fazer o fluxo de caixa, que é o controle de todo o dinheiro que entra e sai diariamente no negócio. Com esses dados, é possível projetar cenários e começar e definir as despesas que podem ser cortadas.
Confira: 4 erros comuns que comprometem o seu fluxo de caixa
2. Renegocie com os fornecedores
Os números da sua empresa já estão organizados? Agora sim, é hora de agir para reduzir custos. O primeiro passo é reunir os contratos já firmados com os seus fornecedores e reavaliá-los. Verifique com cada um a possibilidade de descontos e condições especiais de pagamento. Nesse caso, uma negociação bem-sucedida pode ser a chave para alavancar o capital de giro do seu negócio.
3. Mapeie desperdícios internos
Renegociar fora da empresa é importante, mas reavaliar processos internos também é uma forma de cortar gastos. Quando param para fazer essa análise, muitos empreendedores se surpreendem com os valores pagos por coisas simples.
Entre os desperdícios mais comuns estão o de materiais, como folhas de papel. Um grande erro dos empresários é ignorar os valores de despesas pequenas, mas que, juntas, podem impactar de maneira significativa o orçamento do negócio.
Itens que vendem pouco e ficam encalhados no estoque também geram custos, tanto no momento da aquisição quanto com armazenamento. Fique atento à gestão de estoque.
Outro ponto que merece atenção é a política de horas extras. Uma alternativa ao pagamento de adicionais é fazer um banco de horas. Assim, o funcionário pode usar essas horas extras ao longo do ano, quando o fluxo de trabalho estiver mais tranquilo.
4. Adote um planejamento de compras
A falta de planejamento é um grande vilão do orçamento de uma empresa. Sem ele, compras são feitas em cima da hora, normalmente a preços mais altos. Em longo prazo, esse hábito pode até quebrar o negócio.
5. Cuidado com as “promoções”
Muitos empresários acumulam gastos desnecessários ao contratarem “combos”. A prática é muito comum na busca por serviços de telefonia móvel, quando os empreendedores costumam adquirir pacotes com mais serviços do que a empresa realmente precisa ou, em alguns casos, não ficam atentos às contas e pagam taxas que não foram acordadas no momento da contratação.
A ACSP pode fazer a gestão de telefonia móvel da sua empresa para te ajudar a evitar gastos desnecessários e ganhar tempo no dia a dia. Saiba como!
Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!
Por ACSP - 09/10/2018