Como e por que investir na saúde mental dos seus colaboradores?

Cada vez mais empresas têm se preocupado com a saúde mental dos funcionários. Segundo um levantamento recente da plataforma de vagas Catho, em 2021 as ofertas de emprego que oferecem benefícios de bem-estar emocional aumentaram 1.215% em relação ao ano passado. 

Mas, apesar desse crescimento, apenas 2,6% das empresas cadastradas na plataforma têm essas iniciativas – o que mostra que ainda há grande espaço para evolução. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde mental no trabalho são os maiores responsáveis pela queda na produtividade dos profissionais, o que, por consequência, gera impactos negativos nos resultados das empresas. 

Além disso, com a chegada da pandemia e a necessidade de isolamento social, a ansiedade aumentou entre a população e tornou esse tipo de cuidado ainda mais importante. Na prática, benefícios dessa categoria passaram a ser ainda mais valorizados pelos funcionários e podem ser um grande diferencial para atração de talentos. 

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho deste ano revelou que 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa na pandemia da Covid-19. Além disso, os sintomas de estresse e índices de depressão também aumentaram. 

Mas, nesse momento tão delicado, como a sua empresa pode começar a investir na saúde mental dos colaboradores? Confira algumas dicas, a seguir: 

 

Ofereça benefícios voltados a saúde mental

O principal benefício para o bem-estar dos funcionários é o plano de saúde, mas alguns convênios não dispõem de cobertura de atendimento com psicólogos e psiquiatras. Uma alternativa interessante seria contratar um profissional para conversar com os colaboradores mensalmente ou até mesmo ficar à disposição para atender os colaboradores na empresa mediante agendamento. 

Outra possibilidade é fechar parcerias com empresas ligadas à saúde mental, oferecendo descontos, pode colaborar para o equilíbrio emocional do funcionário.

 

Estimule a prática de exercícios físicos

Já não é segredo para ninguém que as atividades físicas trazem benefícios para o corpo e para a mente, mas nem todo mundo tem tempo disponível para se dedicar à academia ou até mesmo para fazer uma caminhada. Será que você pode ajudar os colaboradores nesse sentido? 

Existem educadores físicos que oferecem serviços específicos para empresas, como exercícios laborais e atividades recreativas. E, ao contrário do que muitos pensam, os momentos de lazer não são tempo perdido. Esses períodos são essenciais para manter uma boa saúde mental e podem fazer parte do dia a dia da própria empresa.

 

Ofereça apoio aos colaboradores

Você já agradeceu seus colaboradores nos últimos meses? Com que frequência você tem feito isso? Para identificar os funcionários que precisam de apoio mais específico, como um acompanhamento psicológico, é preciso manter uma relação de troca eficiente.

Além disso, mantenha um canal ativo de feedback e faça com que os funcionários se sintam confortáveis para conversar com você abertamente e compartilhar as situações que podem desencadear estresse, ansiedade e outros tipos de problemas psicológicos. 

 

Treine as suas lideranças

Alguns erros comuns dos gestores podem prejudicar a saúde mental dos trabalhadores e gerar consequências para a empresa, como o aumento expressivo da rotatividade de funcionários, queda na produtividade dos times e diversos outros problemas. 

Segundo um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page, oito em cada dez profissionais no Brasil pedem demissão por causa de algum comportamento do chefe. 

Para evitar que isso aconteça, uma ação interessante é promover treinamentos com os seus líderes, além de realizar pesquisas de clima para ouvir as percepções dos funcionários sobre os gestores.

Mas esse tipo de ação precisa ser periódica, afinal, sempre haverá a necessidade de atualizar conhecimentos e integrar novas lideranças às questões abordadas até então.

Depois de implementar vários projetos com foco em saúde mental no trabalho, isso não significa que as suas preocupações terminaram. Em vez disso, é preciso monitorar os resultados que essas iniciativas têm na sua empresa para fazer ajustes à medida que as necessidades se mostrarem. 

Leia também | Como influenciar seus colaboradores e melhorar o desempenho da sua equipe? 

Por ACSP