Como escolher um ponto comercial em 2022?

Com a chegada do Ano-Novo, muitos empreendedores pensam em expandir ou em mudar os rumos dos negócios. E a escolha de um novo ponto comercial é parte importante desse momento. 

Mas, com tantos modelos disponíveis no mercado, nem sempre é fácil tomar a melhor decisão, não é mesmo? Se você se identificou com essa realidade, vai gostar deste conteúdo: aqui, vamos falar sobre os prós e contras de cada formato para te ajudar a escolher o que mais se encaixa em seus planos. Vamos lá? 

Contêiner

Esse tipo de ponto comercial é interessante para um público variado, já que pode ser instalado tanto em condomínios quanto em ruas e locais de eventos.

Vantagens: o design interessante atrai a atenção dos consumidores e o formato dispensa reformas, o que pode significar uma boa economia. 

Desvantagens: em locais quentes, a climatização pode não dar conta de manter a temperatura confortável para os consumidores e adequada para os produtos. 

Espaço em prédio comercial 

Neste caso, o público é formado por trabalhadores de empresas instaladas no edifício e pessoas que circulam por elas.

Vantagens: atende às necessidades de negócios de diversas áreas, como clínicas e cafeterias. Desvantagens: com a pandemia e mais pessoas trabalhando em modelo híbrido ou remoto, muitos espaços perderam clientes e tiveram de fechar as portas. Para driblar essa situação, adotar o delivery pode ser uma boa alternativa. 

Loja de rua

As lojas de rua costumam fazer sucesso entre os consumidores que moram ou trabalham na vizinhança. Aqueles que abrem suas lojas perto de pontos de transporte público conseguem atrair um fluxo maior de pessoas, mas os aluguéis desses espaços também costumam ser mais caros. 

Vantagens: oferece flexibilidade de horários, não cobra taxa de condomínio e facilita a fidelização, por ser um local onde os consumidores passam com frequência.

Desvantagens: é preciso se preocupar com questões como a segurança e a proximidade de estacionamentos e pontos de transporte público. 

Loja em shopping

O público que visita esses estabelecimentos é naturalmente mais propenso a consumir ou se divertir, já que se desloca com esse objetivo. O perfil exato vai depender das características e localização do shopping, que normalmente tem essas informações mapeadas. 

Vantagens: tem bom fluxo, especialmente em ruas bem posicionadas. Além disso, oferecem entretenimento, serviços, infraestrutura (estacionamento, banheiros) e ações de marketing coletivas.

Desvantagens: o lojista tem concorrência direta e precisa de um negócio sedimentado para sobreviver. Horários de atendimento e de abastecimento são rígidos.

 

Loja em condomínio

O público desse modelo valoriza tempo e conveniência e não é tão sensível a preço. Se preciso, paga um pouco mais para ter o conforto do consumo imediato.

Vantagens: abriga negócios em diversos segmentos, desde lavanderia e cabeleireiro até escola de idioma e minimercado. Tem a segurança do condomínio e está próxima do consumidor, o que facilita a comunicação e representa um diferencial importante. 

Desvantagens: o espaço costuma ser bastante limitado, então é preciso ser mais assertivo no mix de produtos escolhido para a loja e volume de estoque. 

E então? Qual desses modelos você acha que melhor se encaixa nos planos que você tem para a sua empresa em 2022? Seja qual for a sua escolha, desejamos que o novo espaço traga muito sucesso e ótimos negócios para você!

 

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Por ACSP