Vender nem sempre é uma tarefa fácil. Para conquistar os clientes e atingir bons resultados, é preciso paciência, dinamismo e muitas outras habilidades importantes.

Aumentar as vendas é o desejo de qualquer empresário, mas alguns ainda encontram dificuldades para preparar a equipe e ajudá-la a melhorar sua performance. A seguir, separamos alguns pontos que merecem a sua atenção e, se bem trabalhados, podem alavancar as vendas do seu negócio. Confira:

Processos

Muitos empreendedores enganam-se ao pensar que um bom vendedor é aquele que consegue convencer qualquer um a qualquer momento, e isso basta. Na verdade, nenhuma venda acontece por acaso. Para que ela seja mais assertiva, o ideal é definir e seguir um processo.

E como isso pode ser feito? O primeiro passo é reunir a sua equipe para discutir o perfil dos clientes, antecipar o comportamento deles e agir de forma que continuem interessados na compra. Esse processo deve considerar as etapas da jornada do cliente, desde o interesse inicial até o fechamento do negócio.

Esse momento com a equipe é importante para alinhar discursos e estratégias, além de ser uma oportunidade para conhecer e aproveitar ideias dos seus colaboradores.

Conhecimento do cliente e domínio do produto ou serviço

Um vendedor que não fala com convicção sobre o produto ou serviço não transmite segurança e não convence o cliente. Para que isso não aconteça, certifique-se de manter os seus vendedores sempre atualizados e totalmente informados sobre cada detalhe do que a sua empresa oferece. Ensine-os, também, como agir caso esqueçam ou não saibam alguma informação: onde devem procurar ajuda? Há algum material de apoio disponível ou alguém que tem mais domínio sobre o negócio quando você estiver fora?

Conhecer bem o produto é importante não apenas para esclarecer eventuais dúvidas, mas também para oferecer ao cliente dicas de como ele pode aproveitá-lo da melhor forma.

Tão importante quanto conhecer o produto é entender como o cliente age e pensa. Assim, fica mais fácil personalizar a abordagem e focar nos pontos de maior interesse para a pessoa.

A importância de ouvir

Muitos vendedores têm o hábito de falar demais na tentativa de impressionar o cliente ou até vencê-lo pelo cansaço. Em alguns casos isso pode até funcionar, mas não é um modelo a ser seguido.

Explique sempre a importância de ouvir o que os clientes têm a dizer. Se a sua empresa quer oferecer a ele uma solução, é fundamental conhecer as suas dúvidas, problemas e objetivos para, então, ofertar algo realmente relevante ao cliente.

Recompensas

Recompensar vendedores com comissões é uma prática antiga e que traz resultados. As vantagens para o empreendedor são diversas: essa estratégia permite que o gestor tenha um maior controle do desempenho do seu funcionário e possibilita medir a produtividade, além de ser uma maneira de manter os vendedores motivados.

Confira dicas para manter os seus funcionários motivados sem gastar muito!

Aproveite essas dicas e continue atento a tudo que puder melhorar para vender mais. Lembre-se de que colocar estratégias em prática leva tempo, mas com persistência os resultados podem ser impressionantes!

 

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Por ACSP