Diversidade: 10 atitudes para sua empresa se tornar mais inclusiva

Adotar iniciativas de diversidade e inclusão tem sido uma preocupação cada vez mais presente nas empresas. Mas você sabe por que esse tema vem ganhando força no mundo corporativo? 

Nos últimos anos, diversos estudos têm mostrado que empresas compostas por pessoas com diferentes formações profissionais, experiências e histórias de vida conseguem atingir níveis maiores de produtividade.  

De acordo com uma pesquisa recente da organização McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial no quadro de colaboradores têm 35% mais chances de conseguir rendimentos acima da média do seu setor. O estudo também mostrou que as companhias com mais diversidade de gênero possuem 15% mais chances de ter rendimentos acima da média. 

Motivos para desenvolver iniciativas de diversidade e inclusão na sua empresa não faltam. Mas, afinal, como colocar isso em prática? 

Com base em suas pesquisas, a consultoria americana Bain & Company criou um relatório com dez ações importantes para aumentar a diversidade e inclusão nas empresas. Confira, a seguir: 

  1. Envolvimento da alta liderança: junto com as metas de performance, os gestores podem estabelecer outras de diversidade e inclusão. Uma maneira de mensurar o sucesso da empresa nesse sentido é calcular a representação de talentos minorizados e diversos em cada estágio de carreira.

  2. Recrutamento com foco em habilidades: ao priorizar habilidades e competências no lugar de formações acadêmicas, por exemplo, as empresas aumentam as chances de recrutar e contratar pessoas com diferentes origens, experiências e perspectivas. 

  3. Diversificação das fontes de atração de talentos: por meio de programas de jovens aprendizes, de estágio remunerado e parcerias com organizações sociais e comunitárias sua empresa pode ter contato com profissionais com perfis mais diversos. 

  4. Oferta de benefícios complementares: outra alternativa para avançar em uma política de diversidade e inclusão na sua empresa é investir, além de salários adequados e igualitários, em benefícios complementares. Por meio desses recursos, muitos funcionários que pertencem a grupos minorizados conseguem apoiar suas famílias e melhorar a qualidade de vida. 

  5. Planos de carreira baseados em habilidades: como está estruturado o plano de carreira da sua empresa? Ao baseá-lo em habilidades e competências e adotar uma comunicação clara dessas informações aos funcionários, isso aumenta a motivação dos colaboradores e permite que eles busquem desenvolvimento e oportunidades de crescimento. 

  6. Treinamentos de diversidade e inclusão: essa pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar seus funcionários a entenderem melhor a importância do tema e do respeito à individualidade dos colegas no cotidiano.  

  7. Valorização das experiências dos funcionários: gestores dispostos a ouvir as histórias dos seus colaboradores desenvolvem uma consciência sobre os temas que envolvem diversidade e inclusão, examinam as percepções dos funcionários e criam um ambiente de trabalho inclusivo, igualitário e agradável.

  8. Investimento na qualificação dos profissionais: uma forma de aumentar a retenção e o engajamento de pessoas diversas e pouco representadas na sua empresa é investir em seu desenvolvimento profissional. Que tipo de ação você pode colocar em prática na sua empresa para ajudar seus colaboradores a se manterem atualizados e em constante evolução? Cursos, treinamentos e benefícios específicos voltados à educação são algumas alternativas interessantes.

  9. Criação de programas de mentoria: para manter os talentos e ajudá-los a atingir níveis elevados na carreira, programas de mentoria podem trazer bons resultados. O relacionamento de mentoria ocorre quando um profissional sênior oferece a outro mais jovem orientação de carreira, aconselhamento e suporte para estimular seu desenvolvimento. Que tal incentivar essa troca de conhecimento entre os seus funcionários? 

  10. Seleção de fornecedores diversos: muitas empresas acreditam que é possível promover diversidade e inclusão apenas no quadro de funcionários, mas dá para ir além. Que tal dar preferência às empresas que também valorizam essa questão dentro da sua base de fornecedores? Isso ajudará a melhorar o desempenho dos negócios que se preocupam em promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.

O que achou desses pontos? Esperamos que eles possam ter sido úteis para despertar, de alguma maneira, o desejo de mudanças na sua empresa — e que elas venham acompanhadas de muito mais sucesso! 

Leia também | Redução de carbono: o que as pequenas empresas podem fazer pela causa?

Por ACSP