Qual a importância de elaborar um plano de negócios para sua empresa?
Como empreendedor, você já deve ter ouvido falar sobre plano de negócios, uma ferramenta de gestão empresarial normalmente usada por empresários que estão abrindo uma empresa, novas filiais ou até mesmo reestruturando ou reeorganizando os processos internos de uma determinada companhia ou organização. O intúito é sempre otimizar as práticas, renovar os métodos e maximizar os lucros, além de ajustar possíveis gaps organizacionais ou problemas que estejam prejudicando ou atrasando o desenvolvimento dessa empresa.
Mas, afinal, como essa ferramenta funciona na prática e por que ela é tão importante para o sucesso de um negócio? Neste artigo, vamos responder essas e outras questões que todo empreendedor tem ou pode ter sobre o tema. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
O que é o plano de negócios?
O plano de negócio é essencial para a gestão emprsarial do empreendedor. É basicamente, um documento completo que traz os objetivos de uma empresa e os passos e caminhos necessários para que eles sejam alcançados. É a partir dele que o empreendedor, dono ou dona do negócio identifica se o empreendimento tem chances de se desenvolver, considerando os riscos e incertezas do cenário em que estará inserido.
Além disso, o plano ajuda o empreendedor a descobrir dados importantes sobre o setor, concorrentes, potenciais fornecedores, clientes e produtos e/ou serviços que serão vendidos. Portanto, um dos principais intuitos do plano de negócios é entender quais são ou serão os pontos fracos e fortes da companhia.
O plano de negócios ajuda a definir a estratégia, recursos e tudo que será utilizado e construído para a empresa atingir um determinado objetivo.
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Quais são as etapas do plano de negócios?
O plano de negócios ajuda o empreendedor na etapa de planejamento e da gestão empresarial. Com ele, fica mais fácil traçar perspectivas de crescimento atuais e futuras e prever possíveis cenários.
Não existe um modelo padrão de plano de negócios, mas algumas etapas são mais comuns e muito importantes:
- Resumo executivo
Aqui são registradas informações importantes como porte da empresa, regime tributário, tipo societário e capital social.
- Estudo do mercado
Nesta etapa são definidos os comportamentos, estilos e interesses do público-alvo da empresa, além da lista de potenciais fornecedores e dos concorrentes, com suas características e diferenciais mais relevantes.
- Plano de marketing
Os produtos e serviços oferecidos pela empresa precisam de uma descrição detalhada, além dos valores de venda, estratégias promocionais e de venda.
- Análise financeira
Aqui o empreendedor deve estimar os custos com investimentos fixos e incluir perspectivas de crescimento mensal. Também entram informações como despesas com comercialização, custos com matéria-prima e outros aspectos relevantes relacionados às finanças do empreendimento.
Como o plano de negócios ajuda a empresa?
Por meio de um plano de negócios, o empreendedor consegue entender as principais características da empresa e as conquistas pretendidas para o futuro. Sem dúvida, ter essas informações claras aumenta as chances de crescimento da companhia.
Além disso, ao fazer um plano de negócio completo você também aprende mais sobre o empreendimento, consegue visualizar as dificuldades e alternativas para combatê-las.
Além da etapa do planejamento financeiro, algumas despesas já precisam estar previstas. A principal é o investimento inicial. Para chegar a esse valor, calcule tudo o que você vai precisar para a sua empresa funcionar. Considere o maquinário, pagamento de funcionários, licenças, aluguel, matéria-prima e todos os possíveis gastos. Para não ter surpresas, pesquise os números reais para iniciar as atividades e não fique apenas nas estimativas.
Outro ponto importante que deve entrar no plano de negócio é a previsão de custos. Analise as despesas com os custos fixos, que sempre estarão presentes e deverão ser pagos mensalmente. Contas de água, luz, telefone e afins entram nessa lista.
Lembre-se de registrar, também, sua previsão de ganhos com a venda de seus produtos e/ou serviços. É importante lembrar que no começo do negócio a receita costuma ser mais baixa, então, o melhor é não ser muito otimista nessa fase.
Na ansiedade ou diante da necessidade de começar a empreender rapidamente, muitos empresários acabam deixando o plano de negócio de lado. Mas, lembre-se: em um cenário tão competitivo como o atual, ter um bom planejamento, conhecer os riscos e se preparar para enfrentá-los são diferenciais importantes que podem ser cruciais para a sobrevivência da sua empresa no mercado.
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Por ACSP