Exposição de fotos encerra programação dos 130 anos da ACSP

Na última sexta-feira (06), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em festa por seus 130 anos de fundação, encerrou sua programação de comemorações desse marco histórico com o lançamento oficial da exposição “A História do Comércio de São Paulo – 130 anos da Associação Comercial de São Paulo”, uma mostra de artes fotográficas interativas acompanhada de um livro e de um aplicativo que utiliza tecnologia de realidade aumentada, proporcionando uma experiência inovadora e imersiva ao público.

Instalada no 12º andar da sede da ACSP, as 48 fotografias que compõem o acervo transportam os participantes a momentos históricos, possibilitando-os reviver personagens e cenários icônicos que marcaram a trajetória da entidade, e explora uma narrativa visual que conecta a história da Associação Comercial à da capital paulista.

Segundo o diretor-geral e curador da exposição, Ronaldo André Müller, “o projeto resgata o legado da ACSP, valorizando também a contribuição histórica das comunidades libanesa, portuguesa, italiana, judaica e japonesa, e leva o público a uma abordagem que combina cultura, história, tecnologia e interatividade”.

O ponto alto da noite de estreia da mostra foi quando o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, interagiu com o fundador e primeiro presidente da Associação Comercial, Antônio Proost Rodovalho, por intermédio de um totem com recurso de inteligência artificial (IA). Ordine perguntou a Rodovalho como ele se sentia ao ver sua obra idealizada, com muito brilhantismo, após 130 anos. “Ah, meu amigo, é uma grande satisfação ver a Associação Comercial de São Paulo prosperando ao longo dos anos. Acredito que o espírito de união e defesa dos interesses dos empresários continua firme e essencial para o crescimento do nosso comércio. Fico contente em saber que nossa idealização ainda influencia positivamente a cidade”, respondeu, ovacionado pela plateia que acompanhava atenta a manifestação da IA, que faz parte dessa exposição itinerante.

A partir de janeiro de 2025, a mostra estará no Metrô, primeiramente na estação Sé, de 13/01 a 16/02; Trianon-Masp, de 18/02 a 16/03; Santana, de 19/03 a 20/04; e Paraíso, de 22/04 a 20/05.

O livro de arte fotográfica e textual, que complementa a exposição, teve tiragem de 3 mil exemplares, e é composto por 100 páginas que documentam os momentos de triunfo e superação da ACSP, com o incremento de imagens da fotógrafa Luciana Pupo Ferreira Müller e textos do economista-chefe da Casa, Marcel Solimeo, e o jornalista Arthur Gebara Júnior. “Um verdadeiro tesouro de memórias, que imortaliza o rico legado da ACSP”, declarou Müller.

Ao final do lançamento da exposição, o vice-presidente da ACSP, Francisco Antônio Parisi, entregou ao presidente Ordine uma placa em homenagem à instituição, presenteada por outro vice, Valdir Pereira Ventura, que não pôde participar da programação de aniversário da ACSP. Nos dizeres da placa, Ventura, que é CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, parabeniza a entidade por seus 130 anos, destacando sua “notável trajetória e influência nas questões econômicas, sociais e empresariais, que impactam positivamente o desenvolvimento do País”.

Participaram da frente de honra do pontapé inicial da exposição os vice-presidentes Douglas Formaglio, Parisi, Angelo Andrea Matarazzo, Antônio Carlos Pela, Ivoni Perrone Boscolo, Marcos Augusto Coelho do Nascimento, Nelson Felipe Kheirallah e Luiz Roberto Gonçalves, além dos membros do Conselho Superior da Casa, Luiz Carlos Boscolo e Rogério Pinto Coelho Amato.

Veja fotos: flic.kr/s/aHBqjBUsSz

Por ACSP