Você sabia que a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil é considerar conhecer melhor a arbitragem? Isso mesmo! Essa é uma medida confiável e inteligente de se ter um acordo pertinente que satisfaça as duas partes.

Muitos problemas de conflitos podem ser sanados por meio da arbitragem, principalmente questões relativas à direitos que envolvam valor econômico e que ainda possam ser comercializados ou transacionados de maneira livre por seus donos. Mas não é somente isso. As empresas também podem recorrer ao apoio de tal medida para solucionar conflitos que possam acabar surgindo em meio às suas atividades. Até mesmo conflitos com funcionários podem ser sanados de forma inteligente e coerente. Outras questões também podem ser  discutidas por meio da arbitragem, como condições que envolvem problemas relacionados à impostos.

Conheça a diferença entre Câmara de Arbitragem e a Justiça Comum

Para entender sobre a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil, é necessário compreender alguns pontos realmente importantes e que envolvem uma dose elevada de dúvidas. Isso porque algumas pessoas não sabem de fato diferenciar a justiça comum da arbitragem em si e, por isso, perdem a oportunidade de considerar uma excelente medida na hora de resolver eventuais conflitos. Vale salientar que uma eventual decisão tomada pelo árbitro acaba tendo a mesma força do que uma sentença de um juiz de direito, ou seja, consiste em uma decisão obrigatória. Ela acaba vinculando as duas partes de maneira absolutamente definitiva.

No caso da justiça comum, a pessoa que acabou perdendo, por exemplo, pode tentar recorrer da decisão que foi consolidada, e para isso ela pode ir para as instâncias superiores. Se tratando da arbitragem, não deverão ser admitidos recursos; porém, se por ventura houver ofensa à determinados direitos, a decisão adotada pelo árbitro poderá acabar sendo anulada por meio do Poder Judiciário.

E o que você precisa saber? Quais as dicas que podem lhe orientar?

Uma dica bastante valiosa é recorrer a locais que sejam de fato especializados na hora de solucionar conflitos por meio da adoção da arbitragem. Esses locais são denominados Instituições Arbitrais, que podem ser referentes às Câmaras, Centros e até mesmo Sites. Recorrer a locais especializados poderá ser uma medida crucial para poder lidar com o problema em questão, visto que é justamente neles que você poderá ter acesso à um serviço de mediação/conciliação. Esses locais ainda são os grandes responsáveis por estabelecer uma boa comunicação com as partes envolvidas, sendo que poderá realizar todo o processo necessário acerca das correspondências, documentações e demais providências necessárias.

E por que vale a pena recorrer à conciliação?

Tentar a conciliação antes mesmo de um possível processo judicial é sempre a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil, visto que isso não somente eleva as chances de sanar a questão antes de um processo, como também envolve custos mais reduzidos e velocidade. Os acordos feitos por instituições que sejam especializadas no assunto têm uma essencial força na sentença, podendo ser executados caso ocorra qualquer descumprimento.

Prestar atenção a essas questões é muito importante, mas nem sempre é suficiente para evitar desentendimentos. Para resolver estes problemas ou qualquer outro tipo de conflito no seu negócio, conte com a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), que oferece apoio especializado às empresas e trabalha com processos de conciliação, mediação e arbitragem. Conheça mais sobre esses serviços e condições exclusivas para associados ACSP aqui.

Com a ACSP você vai mais longe.
Faça parte da nossa comunidade de empreendedores.

Por ACSP