A recuperação de crédito está entre as maiores preocupações de grande parte dos empreendedores. Isso porque, se não for controlada, a inadimplência pode trazer sérios riscos à saúde financeira do negócio e até comprometer a sua sobrevivência no mercado.

Algumas vezes, falamos sobre a importância de priorizar métodos amigáveis de cobrança, mas é possível que eles não tragam resultado. Nesses casos, a negativação do cliente devedor pode ser a opção mais eficaz.

Negativar uma pessoa significa incluir seu nome no cadastro de um dos órgãos de proteção ao crédito, como a Boa Vista SCPC. Dessa maneira, você indica aos usuários do sistema que há um débito em aberto em nome do consumidor, que em seguida é informado por meio de uma carta que enviada pelo próprio órgão de proteção ao crédito.

Quando isso acontece, o devedor fica impossibilitado de solicitar cartões de crédito, abrir contas, fazer compra com o crediário e diversos outros processos. Por isso, a prática estimula o cliente a quitar a dívida o mais rápido possível.

Além de aumentar as chances de recebimento, o hábito da negativação também traz benefícios para outros empresários que consultam os órgãos de proteção para decidir se vão conceder crédito ou não. Quando um mau pagador tem seu nome em uma lista de inadimplentes, outras empresas podem se resguardar antes de fazer negócio, evitando calotes.

Posso negativar um cliente depois de quantos dias de atraso no pagamento?

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a incluir o nome do inadimplente nos órgão de restrição ao crédito. Isso significa que, se a dívida estiver vencida há um dia, o consumidor já pode entrar na lista de devedores do SCPC.

No entanto, na prática, as empresas normalmente esperam 30 dias ou mais para realizar a inclusão. Esse prazo é parte de uma “política de bom relacionamento”, considerando que muitas pessoas pagam suas contas com pequenos atrasos.

O primeiro passo para aprimorar o processo de cobrança na sua empresa é entender que as situações de inadimplência devem ser analisadas caso a caso. Lembre-se: mais do que recuperar crédito, suas ações devem visar a manutenção de um bom relacionamento com o consumidor, a fim de que a sua empresa não ganhe uma reputação negativa. Aqui, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nesse sentido.

Também é importante que você conheça outras alternativas de cobrança, como o protesto. Quer saber como ele funciona? Confira aqui. A Boa Vista SCPC tem pacotes de negativação e outros serviços que vão te ajudar a vender e receber com mais segurança. Acesse e saiba como eles podem ajudar a sua empresa!

 

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Por ACSP