Temas em Análise

Temas em Análise 254: Varejo Segue Tendência de Retomada em Outubro

As vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) mostraram, em outubro, crescimento de 4,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo), configurando o sexto resultado positivo seguido, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O varejo ampliado (que inclui todos os segmentos) mostrou elevação no volume de vendas de 5,6%, na mesma base de comparação, marcando a oitava alta consecutiva. Também houve aceleração do crescimento do varejo restrito, no acumulado de 12 meses (1,8%), enquanto a alta do ampliado se manteve estável em relação à leitura anterior (3,8%).

Leia mais...

Temas em Análise 253: Inflação Acelera em Novembro, porém segue Abaixo da Meta Anual

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou, em novembro, alta de 0,51%, refletindo o aumento de preços da carne, da eletricidade (bandeira vermelha) e da loteria. Como no ano passado houve deflação para o mesmo mês, o IPCA anual (acumulado em 12 meses) acelerou para 3,27%, bastante acima da leitura anterior (2,54%), porém ainda bem abaixo da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,25%).

Leia mais...

Temas em Análise 251: PIB Surpreende no Terceiro Trimestre, Sinalizando Retomada mais Intensa

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,6%, durante o terceiro trimestre do ano, em relação ao segundo, livre de efeitos sazonais, acima das expectativas de mercado. Em relação ao mesmo período do ano passado, se registrou expansão de 1,2%, enquanto durante o ano e no acumulado dos últimos quatro trimestres esta foi de 1,0% (ver gráfico abaixo).

Leia mais...

Temas em Análise 250: Varejo Mostra Sinais de Recuperação em Setembro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) registraram alta de 0,7%, na passagem de agosto para setembro, livre de efeitos sazonais, marcando o quinto resultado positivo consecutivo. O varejo ampliado (que também inclui os segmentos anteriores) mostrou aumento no volume de vendas de 0,9%, na mesma base de comparação, configurando a sétima alta consecutiva. Também houve aceleração do crescimento de ambos tipos de varejo em relação a setembro do ano passado (2,1% e 4,4%, respectivamente – ver tabela abaixo) e no acumulado em 12 meses (1,5% e 3,8%, respectivamente).

Leia mais...