Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,0% em 2017, em linha com as expectativas dos analistas de mercado, após apresentar quedas consecutivas de 3,5% nos dois anos anteriores (ver gráfico abaixo).
Em dezembro as vendas do varejo restrito subiram apenas +3,3% sobre o mesmo mês de 2016, ante +6,0% no mês anterior. Já, o varejo amplo, que inclui veículos e material de construção, apresentou alta de 6,4%, ante +8,7%, respectivamente, na mesma base de comparação.
O IPCA de janeiro, divulgado pelo IBGE, surpreendeu positivamente o mercado, ao apresentar variação de 0,29%, com o que a taxa recuou de 2,95% no acumulado de 2.107, para 2,86% nos doze meses completados em janeiro.
Em dezembro, de acordo com a Pesquisa Mensal Industrial (PMI), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade industrial registrou crescimento de 4,3%, sobre igual mês de 2016, superando, com folga, a expectativa do mercado (1,7%), configurando a oitava alta consecutiva nesta base de comparação
Os dados da PMC – Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo IBGE relativos a Novembro, mostram que a recuperação do varejo vem se consolidando, sinalizando tendência de crescimento mais expressivo das vendas para 2.018. O varejo restrito apresentou expansão de 5,9% em relação a novembro de 2.016, superando as previsões do mercado e elevando para 1,1% o aumento acumulado em 12 meses, com taxas positivas em cinco das oito atividades pesquisadas.
O resultado da produção industrial em novembro, divulgado pelo IBGE, surpreendeu positivamente, ao apresentar crescimento de 4,7% na comparação com igual mês do ano anterior, superando a expectativa do mercado que era aumento de 3,9%.