Temas em Análise

Temas em Análise 250: Varejo Mostra Sinais de Recuperação em Setembro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) registraram alta de 0,7%, na passagem de agosto para setembro, livre de efeitos sazonais, marcando o quinto resultado positivo consecutivo. O varejo ampliado (que também inclui os segmentos anteriores) mostrou aumento no volume de vendas de 0,9%, na mesma base de comparação, configurando a sétima alta consecutiva. Também houve aceleração do crescimento de ambos tipos de varejo em relação a setembro do ano passado (2,1% e 4,4%, respectivamente – ver tabela abaixo) e no acumulado em 12 meses (1,5% e 3,8%, respectivamente).

Leia mais...

Temas em Análise 248: Inflação Anual Cai Abaixo do "Piso" da Meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou, em outubro, alta de apenas 0,10%, refletindo a queda da tarifa elétrica (bandeira amarela) e a estabilidade dos alimentos (IPCA AL.). Com isso, o IPCA anual (acumulado em 12 meses) mostrou forte desaceleração, alcançando a 2,54% (ver tabela), abaixo da meta (4,25%) e até mesmo do seu limite inferior (2,75%).

Leia mais...

Temas em Análise 246: Setor Serviços Volta a Enfraquecer em Agosto

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, o volume total de serviços prestados apresentou queda de 1,4%, sobre o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Apesar do aumento apresentado por três dos cinco segmentos considerados na amostra, o de transportes, de maior peso relativo, sofreu contração, junto com os serviços profissionais, administrativos e complementares. No acumulado em 12 meses, houve nova perda de ritmo do setor, que cresceu 0,6%, ante 0,9% observado na leitura anterior.

Leia mais...

Temas em Análise 245: Varejo Perde "Fôlego" em Agosto

As vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) cresceram 1,3%, em agosto, sobre o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo), abaixo do que se esperava, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O varejo ampliado (que também inclui os segmentos anteriores) mostrou aumento no volume de vendas levemente superior (1,4%), na mesma base de comparação. Em ambos casos, a elevação foi bastante mais fraca do que a registrada na leitura anterior. Também houve desaceleração em 12 meses, com altas observadas de 1,4% e 3,7%, respectivamente.

Leia mais...