ACSP
ACSP

Temas em Análise 220: Serviços Crescem Mais Intensamente em Fevereiro

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados mostrou aumento de 3,8% sobre o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), explicado em grande parte pelo mês ter contado com 2 dias úteis adicionais, devido ao Carnaval ter sido realizado em março neste ano. Contudo, no resultado acumulado em 12 meses, que reflete melhor a evolução, sem influência de qualquer sazonalidade ou “efeito calendário”, tal como o anterior, houve crescimento mais intenso (0,7%) em relação a janeiro (0,3%).

Temas em Análise 219: Inflação Acelera em Março, porém mantém Tendência de Terminar 2019 Abaixo da Meta Anual

Em março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 0,75%, superando as expectativas de mercado. Assim, no acumulado em 12 meses, a alta de preços registrada, que aproxima a inflação anual, também acelerou, alcançando a 4,58% (ver tabela abaixo), ficando acima da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (4,25%).

Temas em Análise 218: Varejo segue em Marcha Lenta em Fevereiro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) aumentou 3,9%, frente ao mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo). No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, houve crescimento de 7,7%, na mesma base de comparação. Esses resultados foram fortemente influenciados pelo fato de se contar com dois dias úteis adicionais, em decorrência do Carnaval ter sido em março. Em 12 meses, ambos tipos de vendas do varejo aumentaram levemente em relação à leitura anterior (2,3% e 4,9%, respectivamente).

Temas em Análise 217: Produção Industrial segue em Lenta Recuperação

Segundo a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, a produção industrial cresceu 2,0%, na comparação com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Esse resultado pode ser avaliado como modesto, considerando-se que em 2019 o mês contou com dois dias úteis adicionais, pelo fato de o Carnaval ter sido realizado em março. A fraqueza da recuperação do setor também pode ser apreciada no resultado acumulado em 12 meses, cuja expansão repetiu a leitura anterior (0,5%).

Temas em Análise 216: Em Janeiro Serviços Crescem, mantendo Trajetória Ascendente

Em janeiro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados apresentou alta de 2,1%, em relação ao mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Em termos anuais (acumulado em 12 meses), o setor manteve a trajetória ascendente, crescendo 0,3%, configurando o melhor desempenho desde abril de 2015.

Temas em Análise 214: Atividade Industrial começa o Ano em Queda

No primeiro mês do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade industrial mostrou queda de 2,6%, em relação ao mesmo mês de 2018, ficando abaixo das expectativas de mercado (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, a produção do setor continuou crescendo (0,5%), porém mantendo a tendência de desaceleração iniciada no segundo semestre do ano passado.