ACSP
ACSP

Temas em Análise 214: Atividade Industrial começa o Ano em Queda

No primeiro mês do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade industrial mostrou queda de 2,6%, em relação ao mesmo mês de 2018, ficando abaixo das expectativas de mercado (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, a produção do setor continuou crescendo (0,5%), porém mantendo a tendência de desaceleração iniciada no segundo semestre do ano passado.

Temas em Análise 213: Inflação de Fevereiro avança, porém, continua sob controle

Em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), alcançou 0,43%, superando as expectativas de mercado. Com isso, o resultado anual (variação acumulada em 12 meses) acelerou para 3,89% (ver tabela), porém, ainda se mantendo abaixo da meta perseguida pelo Banco Central (4,25%). As maiores contribuições vieram principalmente do grupo alimentação, além do segmento educação.

Temas em Análise 212: Crescimento do PIB de 2018 decepciona, repetindo 2017

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,1% em 2018, repetindo o mesmo desempenho do ano anterior. Na comparação com os mesmos períodos de 2017, houve desaceleração tanto no segundo trimestre, motivada pela greve dos caminhoneiros, como no quarto, causada pela incerteza eleitoral (ver gráfico abaixo). O resultado decepciona, porém, não surpreende, dada a fraqueza mostrada por outros indicadores de atividade ao longo do ano passado.

Temas em Análise 211: Setor Serviços fecha 2018 praticamente Estável

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados mostrou, em dezembro, queda de 0,2%, sobre o mesmo mês de 2017 (ver tabela abaixo), terminando 2018 sem praticamente mostrar variação em relação ao volume registrado no ano anterior (-0,1%). Contudo, apesar do “anêmico” desempenho anual, o setor segue tendência de lenta recuperação, após acumular contração de 11,4% entre 2015 e 2017.

Temas em Análise 210: Vendas do Varejo crescem menos do que o esperado em 2018

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não considera veículos e material de construção) mais uma vez frustraram as expectativas do mercado, aumentando somente 0,6% sobre o mesmo mês de 2017 (ver tabela abaixo). O varejo ampliado (que considera todos os setores) também se elevou menos do que o esperado, embora com maior intensidade, mantendo-se a mesma base de comparação (1,8%).

Temas em Análise 209: Inflação de Janeiro segue em Patamar Confortável

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou alta de 0,32%, menor ao esperado pelo mercado. Esse comportamento elevou levemente o resultado anual (variação acumulada em 12 meses), que alcançou 3,78% (ver tabela), que ainda assim permanece abaixo da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,25%). As maiores contribuições de alta vieram dos grupos alimentação e bebidas e ônibus urbanos.

Temas em Análise 208: Indústria cresce pelo Segundo Ano Consecutivo

De acordo com o IBGE, em dezembro, a produção industrial recuou 3,6%, em relação ao mesmo mês de 2017. No acumulado em 12 meses, a produção do setor seguiu aumentando, porém, sem evitar a perda de intensidade, observada a partir do segundo semestre do ano passado. Assim, o setor termina 2018 com crescimento de 1,1%, desacelerando de forma importante em relação a 2017, cuja alta alcançou 2,5% (ver tabela abaixo).