5 dicas para manter um fluxo de caixa equilibrado

O fluxo de caixa permite que o empreendedor visualize a situação financeira da sua  empresa e, a partir delas, tome as melhores decisões para o seu negócio. Mas manter o controle dos ganhos e despesas e administrar os recursos financeiros ao longo do mês nem sempre é uma tarefa fácil. 

Esse também é um desafio para você? Então, confira as sete dicas que listamos e que podem te ajudar a manter o equilíbrio do fluxo de caixa no dia a dia: 

 

 

  •  Faça um registro de todas as movimentações financeiras

 

Essa orientação pode parecer óbvia, mas muitos empreendedores não registram todas as movimentações financeiras da sua empresa. Um erro bastante comum nesse sentido é desprezar os valores menores, que podem até parecer insignificantes no dia a dia, mas que, somados, representam montantes significativos. 

Então, antes de pensar nos próximos passos, verifique se você está cumprindo o básico. Para isso, uma planilha ou um software de gestão com todas as movimentações financeiras detalhadas podem ajudar. 

Uma dica é classificar as contas em categorias. Assim, fica mais fácil identificá-las e organizá-las. 

 

 

  • Acompanhe o fluxo de caixa diariamente

 

Não adianta anotar as contas e não acompanhá-las para saber como está a saúde financeira da sua empresa. Além de evitar surpresas indesejadas, um acompanhamento diário do fluxo de caixa facilita o planejamento de ações futuras e permite que alguns erros sejam corrigidos antes que tomem proporções maiores.

 

 

  • Utilize um fluxo de caixa projetado

 

Além de controlar a rotina das finanças, com o fluxo de caixa é possível fazer projeções para médio e longo prazo. Assim, o empreendedor pode se preparar para diferentes cenários futuros.

Por isso, trabalhe sempre com fluxo de caixa projetado inserindo valores tanto fixos que serão pagos ou recebidos, ou estimados para determinado período de tempo. Dessa forma, você poderá organizar os próximos passos da sua empresa, planejar possíveis cortes de gastos ou programar investimentos estratégicos com muito mais segurança. 

 

 

  • Mantenha o controle do estoque

 

O gerenciamento de estoque eficiente é parte importante do controle financeiro da empresa. Enquanto um estoque baixo pode impedir possíveis vendas, um estoque muito alto é sinônimo de dinheiro parado.

Se esse é um problema para a sua empresa, um sistema de gestão pode te ajudar a controlar o estoque e até gerar relatórios que ofereçam insights importantes para a tomada de decisões. 

 

 

  •  Tenha um bom capital de giro

 

É muito importante que a empresa tenha uma reserva financeira capaz de sustentá-la em períodos difíceis. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, mais de 30% dos comércios abertos no Brasil vão à falência em menos de cinco anos — e a falta de planejamento financeiro é a razão do fechamento da maioria dos negócios. 

Se a sua empresa está com o capital de giro baixo, é importante pensar em estratégias para equilibrar as finanças, como cortar gastos e renegociar contratos com fornecedores.

Muitos fatores podem comprometer o fluxo de caixa de uma empresa: inadimplência, má gestão de estoque e queda repentina nas vendas são apenas alguns exemplos. Para esses momentos, é imprescindível que a empresa tenha um capital de giro para continuar operando até tudo se estabilizar. Assim, você garante que cumprirá seus compromissos e que o seu negócio poderá se manter competitivo mesmo em períodos mais delicados. 

Leia também:

4 erros que prejudicam as finanças da sua empresa

Empréstimo ou financiamento: qual é a melhor opção para a sua empresa?

Por ACSP