Gestão de pessoas: 4 pontos para repensar em 2022

Para quem é empreendedor, todo início de ano costuma ser um período para traçar metas e fazer novos planos para melhorar os resultados da empresa. Neste momento, além do financeiro, é importante olhar para outra questão crucial para o sucesso do negócio: o bem-estar dos seus colaboradores. E você? Já pensou em ações voltadas à gestão de pessoas da sua empresa em 2022? 

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que, neste ano, metade dos brasileiros (49%) deseja mudar de emprego. Entre os profissionais mais jovens — de 16 a 24 anos —, a porcentagem é ainda maior: 61%. Para as empresas, além da perda de capital intelectual e de competitividade do negócio no mercado, a alta rotatividade de funcionários também pode provocar sérios prejuízos para o caixa. 

Mas, de acordo com os especialistas, algumas mudanças na área de Recursos Humanos trazidas pela pandemia devem permanecer em 2022 e, se bem aplicadas, podem funcionar como uma boa estratégia de atração e retenção de talentos. A seguir, listamos algumas delas. Confira: 

 

1 - Trabalho flexível

Para muitas áreas, trabalhar presencialmente todos os dias da semana deixou de ser uma regra. E, ao contrário do que muitos imaginam, o modelo flexível pode trazer resultados ainda melhores para a empresa, além de oferecer mais qualidade de vida para os colaboradores. 

Um estudo feito pelo International Workplace Group (IWG) em 2019, ainda antes da pandemia, mostrou que mais de 80% dos profissionais são mais produtivos em uma rotina flexível. 

Além disso, a possibilidade de contratar trabalhadores de diversos lugares do mundo é um facilitador para as empresas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar profissionais de determinadas áreas na região onde estão instaladas. Já para funções em que não é possível atuar de forma 100% remota, o modelo híbrido pode ser uma alternativa interessante.

 

2 - Pacote de benefícios 

Se a sua empresa já aderiu ao modelo de trabalho híbrido/remoto ou pretende adotar uma dessas dinâmicas, é preciso pensar, também, em um pacote de benefícios que faça mais sentido para os profissionais nesse cenário. 

O bom e velho vale-transporte e o auxílio combustível, por exemplo, podem dar lugar a outras alternativas, como um auxílio para pagamento da internet ou compra de itens de escritório. 

 

3 - Iniciativas com foco em diversidade

Outro desafio do RH tem sido construir times mais diversos. E mais do que contratar funcionários pertencentes aos grupos de minorias, é importante pensar em ações voltadas a viabilizar o acesso dessas pessoas aos cargos de liderança nas empresas.

Nesse sentido, a criação de programas específicos para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e para a comunidade LGBTQIA+ é uma estratégia que pode ajudar a sua empresa a evoluir nesse aspecto. 

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4 - Atenção à saúde mental 

A pandemia trouxe à tona um tema que já merecia atenção há muito tempo: a saúde mental dos profissionais.

Só no primeiro semestre de isolamento, 80% dos brasileiros desenvolveram ou aumentaram sintomas de estresse, ansiedade e depressão, segundo um levantamento feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Nas empresas, o  tema ganhou espaço e impulsionou a criação de programas de prevenção e tratamento de problemas psicológicos. Já parou para pensar em quais iniciativas poderiam ser adotadas para melhorar o bem-estar dos seus funcionários neste ano? 

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Por ACSP