ACSP
ACSP

Temas em Análise 259: Varejo Mantém Tendência de Recuperação Gradual em Novembro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro, os volumes de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) e do ampliado (que inclui todos os segmentos) registraram altas de 2,9% e 3,8%, respectivamente, sobre o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo). Em 12 meses, houve leve perda de intensidade do crescimento de ambos tipos de varejo (1,6% e 3,6%, respectivamente), em relação a outubro.

Temas em Análise 258: Setor Serviços Segue Trajetória de Recuperação em Novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar o desempenho do setor serviços em novembro, que apresentou aumento de 1,8% sobre igual mês de 2018 (ver tabela abaixo), configurando a terceira alta anual consecutiva. A recuperação do setor, embora lenta, também pode ser visualizada no acumulado em 12 meses, que seguiu mostrando aceleração, ao crescer 0,9%, frente aos resultados observados nos dois meses anteriores (0,8% e 0,7%, respectivamente).

Temas em Análise 257: Inflação tem Forte Aceleração em Dezembro, Terminando 2019 Pouco Acima da Meta Anual

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou forte elevação no mês de dezembro, refletindo o aumento dos preços dos alimentos, principalmente em decorrência da elevação dos preços da carne, dos transportes, devido à pressão exercida pelos reajustes da gasolina, do etanol e das passagens aéreas e das despesas pessoais, afetadas pelo maior custo da loteria. Esses resultados provocaram aceleração na inflação anual (12 meses), que terminou 2019 em 4,31% (ver tabela), pouco acima da meta perseguida pelo Banco Central (4,25%).