ACSP
ACSP

Temas em Análise 240: Inflação Anual segue Abaixo da Meta em Agosto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou, em agosto, alta de 0,11%, desacelerando em relação a julho. O IPCA anual (acumulado em 12 meses), contudo, acelerou levemente para 3,43% (ver tabela abaixo), devido à queda de preços (deflação) registrada no mesmo mês do ano anterior, porém mantendo-se ainda bem abaixo da meta de inflação anual (4,25%).

Temas em Análise 238: PIB do Segundo Trimestre Cresce acima das Expectativas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4%, durante o segundo trimestre do ano, em relação aos primeiros três meses do ano, livre de efeitos sazonais, surpreendendo as expectativas de mercado. Em relação ao mesmo período do ano passado, se registrou expansão de 1,0%, enquanto durante o primeiro semestre esta foi de 0,7%. No acumulado dos últimos quatro trimestres também houve crescimento de 1,0%, mantendo desempenho praticamente estável desde os últimos quatro meses de 2018 (ver gráfico abaixo).

Temas em Análise 237: Serviços seguem mostrando Fraco Desempenho em Junho

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, o volume de serviços prestados caiu 3,6%, no contraste com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Três das cinco atividades consideradas na pesquisa apresentaram queda nessa mesma base de comparação, com maior influência dos transportes. Em 12 meses, houve crescimento de 0,7%, inferior ao anotado na leitura anterior (1,1%).

Temas em Análise 236: Inflação Anual continua Desacelerando em Julho

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou alta de 0,19%, abaixo do esperado, além de ser a menor para o mês em cinco anos. Com isso, o IPCA anual (acumulada em 12 meses) desacelerou para 3,22% (ver tabela abaixo), nível ainda mais abaixo da meta oficial (4,25%) que o observado na leitura anterior.

Temas em Análise 235: Vendas do varejo seguem Perdendo Força em Junho

Em junho, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) decepcionou, mostrando recuo de 0,3% no contraste com igual mês do ano passado (ver tabela abaixo), enquanto para o varejo ampliado (que inclui todos os segmentos), houve elevação de 1,7%. No acumulado de 12 meses as altas alcançaram a 1,1% e 3,7%, respectivamente, perdendo ritmo em relação às leituras anteriores.

Temas em Análise 234: Indústria continua Decepcionando em Junho

De acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, na comparação com o mesmo mês de 2018, a atividade industrial mostrou queda de 5,9% (ver tabela abaixo). Houve contração nas quatro categorias de uso, principalmente nos casos dos bens intermediários, cujo principal destaque negativo coube à indústria extrativa, e dos bens de consumo durável, com produção fortemente afetada pela queda na fabricação de veículos. No acumulado em 12 meses, também foi registrado recuo (-0,8%).