ACSP
ACSP

Temas em Análise 233: Serviços Crescem em Maio Por Conta de Efeito Estatístico

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio, o volume de serviços prestados cresceu 4,8%, no contraste com o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), após registrar queda em abril, na mesma base de comparação. Em 12 meses, houve crescimento de 1,1%, bastante mais acelerado do que o registrado na leitura anterior (0,4%).

Temas em Análise 232: Vendas do Varejo Decepcionam em Maio

Em maio, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) apresentou alta de 1,0% sobre o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), enquanto no caso do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, houve aumento de 6,4%. Em 12 meses, o crescimento das vendas alcançou a 1,3% e 3,8%, respectivamente, mantendo-se praticamente estável, no primeiro caso, e acelerando levemente no segundo.

Temas em Análise 231: Inflação Aprofunda Desaceleração em Junho

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a medida oficial de inflação, aprofundou sua desaceleração em junho, com alta mensal de apenas 0,01%, e no acumulado em 12 meses de 3,37% (ver tabela abaixo), bastante abaixo da leitura anterior (4,66%) e da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,25%).

Temas em Análise 230: Em Maio, Atividade Industrial Continua em "Marcha Lenta"

Segundo a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio, a produção industrial apresentou crescimento de 7,1% em relação a igual mês do ano passado (ver tabela abaixo). As quatro categorias de uso crescerem, destacando-se as de bens de capital e de consumo, em especial, veículos e bebidas, enquanto a extração mineral foi o destaque negativo, ainda repercutindo os efeitos do acidente de Brumadinho (MG).

Temas em Análise 229: Setor Serviços segue Perdendo "Fôlego" em Abril

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o volume de serviços prestados mostrou queda de 0,7% na comparação com o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), menos intensa do que a observada em março, na mesma base de comparação (-2,3%). Contudo, no acumulado em 12 meses houve alta de 0,4%, porém, inferior à registrada na última leitura, o que sinaliza a perda de “fôlego” que continua sofrendo o setor.

Temas em Análise 228: Varejo segue em Ritmo Lento em Abril

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) apresentou alta de 1,7% sobre o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), após sofrer queda mais intensa em março (-4,4%), na mesma base de comparação. Para o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, houve elevação de 3,1%. Em 12 meses, o crescimento das vendas alcançou a 1,4% e 3,5%, respectivamente, mostrando estabilidade, no primeiro caso, e desaceleração no segundo, em relação à leitura anterior (1,3% e 3,9%, respectivamente).

Temas em Análise 227: Inflação Continua Desacelerando em Maio

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou de forma mais intensa em maio, mostrando alta de apenas 0,13%, abaixo das expectativas de mercado, explicada principalmente pela queda dos preços (deflação) de alimentos, devido às condições climáticas mais favoráveis. Esse resultado contribuiu para o recuo da inflação em 12 meses, resultado mais próximo do anual, a recuar para 4,66% (ver tabela abaixo), ainda acima da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,25%).