ACSP
ACSP

Temas em Análise 317: Atividade Industrial Sinaliza Tendência de Contração em Março

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, a produção industrial exibiu alta, em relação a fevereiro, de 0,3%, e quedas de 4,5% e 2,1%, nas comparações e com o primeiro trimestre e com o mesmo mês de 2021 (ver tabela abaixo), enquanto no acumulado de 12 meses, houve crescimento de 1,8%, menos intenso que aquele observado na leitura anterior.

Temas em Análise 316: Resultados do Varejo, apesar de Positivos, mostram Tendência de Queda, em Relação ao Período Pré-Pandemia

As vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram, em fevereiro, altas de 1,3% e 0,3%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também mostraram aumentos de 1,7% e 4,8%, respectivamente, superiores aos observados na leitura anterior.

Temas em Análise 315: Varejo segue Desacelerando, porém, mantendo Perspectiva de Leve Crescimento durante os próximos meses

As vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram, em novembro, recuos de 4,2% e 2,9%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver Gráfico 1 e tabela na página seguinte). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados continuaram mostrando aumentos de 1,9% e 5,1%, respectivamente, contudo, inferiores aos observados na leitura anterior.

Temas em Análise 314: PIB do Terceiro Trimestre Confirma "Perda de Fôlego" da Atividade Econômica

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% durante o terceiro trimestre do ano, em relação aos três meses anteriores, livre de efeitos sazonais. Trata-se da segunda queda consecutiva, uma vez que o PIB sofreu contração de 0,4% entre abril e junho, configurando o que se costuma chamar de “recessão técnica”.

Temas em Análise 313: Inflação Anual Continua Escalada em Agosto

Segundo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial, em agosto, apresentou alta de 0,87%, surpreendendo os analistas de mercado. Apesar de desacelerar em relação ao mês anterior, em termos anuais (resultado acumulado em 12 meses), o IPCA seguiu avançando para 9,68% (ver tabela abaixo), ficando ainda mais longe do limite máximo anual permitido (5,25%).

Temas em Análise 312: Indústria segue Trajetória de Recuperação em Junho, mas começa a dar Sinais de Estabilização

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, a produção industrial exibiu alta de 12,0%, na comparação com o mesmo mês de 2020 (ver tabela abaixo), enquanto no acumulado de 12 meses, o crescimento alcançou a 6,6%, mais intenso que aquele observado na leitura anterior. Durante o primeiro semestre do ano, também foi registrada forte expansão de 12,9%, no contraste com o mesmo período do ano passado. Contudo, tanto em relação a maio, livre de efeitos sazonais, como ao aplicar-se a média móvel trimestral, a produção do setor ficou estável.