De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,2% durante o segundo trimestre do ano, em relação aos três meses anteriores, livre de efeitos sazonais. Nessa mesma base de comparação, trata-se do quarto aumento consecutivo, cuja intensidade tem aumentado desde o terceiro trimestre do ano passado.
Os volumes de vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram, em junho, quedas de 0,3% e 3,1%, respectivamente, em relação a igual mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também diminuíram em 0,9% e 0,8%, respectivamente, mostrando piora em relação à leitura anterior.
Os volumes de vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) mostraram, em março, crescimentos de 4,0% e 4,5%, respectivamente, em relação a igual mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também aumentaram em 1,9% e 4,4%, respectivamente, mantendo estabilidade em relação à leitura anterior.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, a produção industrial exibiu alta, em relação a fevereiro, de 0,3%, e quedas de 4,5% e 2,1%, nas comparações e com o primeiro trimestre e com o mesmo mês de 2021 (ver tabela abaixo), enquanto no acumulado de 12 meses, houve crescimento de 1,8%, menos intenso que aquele observado na leitura anterior.
As vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram, em fevereiro, altas de 1,3% e 0,3%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também mostraram aumentos de 1,7% e 4,8%, respectivamente, superiores aos observados na leitura anterior.
As vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram, em novembro, recuos de 4,2% e 2,9%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver Gráfico 1 e tabela na página seguinte). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados continuaram mostrando aumentos de 1,9% e 5,1%, respectivamente, contudo, inferiores aos observados na leitura anterior.