Temas em análise

Temas em Análise 331: Inflação em Abril continua Recuando, porém Mostrando Resiliência

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mostrou alta de 0,61%, menor do que a registrada no mês anterior (0,71%), porém acima do esperado pelo mercado. Em 12 meses, o IPCA acumulou elevação de 4,18% (ver tabela abaixo), desacelerando frente à leitura anterior, quando alcançou 4,65%, e ficando mais abaixo do limite máximo da meta anual de inflação (4,75%).

Leia mais...

Temas em Análise 330: Indústria se Recupera em Março, porém com Perspectivas Limitadas pela Baixa Demanda

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, a atividade industrial cresceu 1,1%, na comparação com fevereiro, em linha com as expectativas, enquanto no contraste com março de 2022, apresentou alta de 0,9%. No acumulado em 12 meses, a produção da indústria retomou trajetória ascendente, mantendo-se estável, após seguidas contrações observadas na mesma base de comparação (ver tabela abaixo).

Leia mais...

Temas em Análise 329: Vendas do Varejo Recuam em Fevereiro, Sinalizando Desaceleração

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não incluem veículos, material de construção e atacarejo), em fevereiro, recuaram 0,1%, em relação a janeiro, livres de efeitos sazonais. Na mesma base de comparação, o volume comercializado varejo ampliado (que considera todos os segmentos) avançou 1,7%. Ambos resultados vieram em linha com as expectativas de mercado. Contudo, no contraste com o mesmo mês do ano passado e no acumulado em 12 meses, houve altas de 1,0% e 1,3%, respectivamente, nas vendas do varejo restrito, e quedas de 0,2% e 0,5%, respectivamente, no caso do ampliado (ver tabela abaixo).

Leia mais...

Temas em Análise 328: Menor Demanda Doméstica Afeta Produção Industrial em Fevereiro

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou uma queda na produção industrial, em fevereiro, de 0,2%, em relação a janeiro, e 2,4% na comparação do mesmo mês do ano anterior. Esses resultados estão em linha com as expectativas do mercado. O setor industrial acumulou uma contração de 0,2% nos últimos 12 meses, igual à observada na leitura anterior.

Leia mais...

Temas em Análise 327: Setor Serviços mostra Ligeira Perda de Dinamismo em Janeiro

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro, o volume de serviços prestados apresentou redução de 3,1%, livre de efeitos sazonais, surpreendendo negativamente as previsões de mercado. Contudo, no contraste com o mesmo mês de 2022 e nos últimos 12 meses, houve altas de 6,1% e 8,0% (ver tabela), respectivamente, menos intensas que as registradas na leitura anterior. A PMS foi reformulada, ampliando a amostra de empresas, e adicionando novos tipos de serviços, em linha com os tempos modernos, tais como delivery, aplicativos de transporte e streaming.

Leia mais...