Temas em Análise

Temas em Análise 280: Setor Serviços Também Tem Queda Recorde em Abril

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o volume prestado de serviços apresentou queda de 17,2%, em relação ao mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), constituindo o pior resultado já registrado para essa base de comparação. O recuo foi tão intenso que inverteu o sinal da variação acumulada em 12 meses, que passou de crescimento de 0,7%, em março, para retração de 0,6%. A grande contração do setor se explica fundamentalmente pelo isolamento social, que durante abril se estendeu ao longo dos 30 dias, impedindo a prestação de ampla gama de serviços.

Leia mais...

Temas em Análise 279: Varejo Sofre Queda Histórica em Abril

Em abril, o varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) registrou queda de 16,8%, sobre o mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O varejo ampliado (que incorpora todos os segmentos) mostrou recuo maior, que alcançou a 27,1%. São as quedas mais acentuadas já registradas pela PMC, embora inferiores às expectativas do mercado. Em 12 meses, os dados mensais se diluem, e, por isso, ainda se registram altas de 0,7% e 0,8%, respectivamente, ainda que menos intensas em relação à leitura anterior.

Leia mais...

Temas em Análise 278: Coronavírus Provoca Nova Deflação em Maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aprofundou a queda em maio, que alcançou a 0,38%, abaixo das expectativas de mercado, configurando o segundo mês consecutivo de deflação. Em 12 meses, houve forte desaceleração para 1,88% (ver tabela abaixo), levando o resultado anual mais abaixo ainda do limite inferior da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (2,5%).

Leia mais...

Temas em Análise 277: Indústria Sofre Nova Queda Histórica em Abril, Afetada pelo Maior Tempo de Isolamento Social

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, a atividade industrial apresentou queda histórica de 27,2%, em relação ao mesmo mês de 2019, superando as expectativas de retração projetadas pelos analistas de mercado. No contraste com março, livre de efeitos sazonais, foi registrada a maior contração desde o começo da série (2002), que alcançou a 18,8%, enquanto, em 12 meses, a produção diminuiu em 2,9%.

Leia mais...

Temas em Análise 276: PIB do Primeiro Trimestre Cai 1,5%, Refletindo Primeiros Efeitos da Pandemia do Novo Coronavírus

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,5% durante o primeiro trimestre do ano, em relação aos últimos três meses do ano passado, livre de efeitos sazonais. O resultado veio um pouco melhor do que esperava o mercado, porém reflete a intensidade dos efeitos negativos da pandemia do coronavírus e do isolamento social sobre a atividade econômica, que passou a ser aplicado a partir da segunda quinzena de março. Em relação ao mesmo trimestre de 2019, a contração foi menor, alcançando 0,3%, e interrompendo a lenta retomada do PIB (ver gráfico abaixo).

Leia mais...

Temas em Análise 275: Varejo tem Contração em Março, Refletindo Primeiros Impactos do Novo Coronavírus

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) mostrou contração de 1,2% sobre o mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), menos intensa do que a esperada pelo mercado. No varejo ampliado (que inclui todos os segmentos) a queda chegou a 6,3%, a maior da série. Em relação à fevereiro, livre de influências sazonais, as retrações também foram bastante intensas (2,5% e 13,7%, respectivamente). Em 12 meses, contudo, os dados de março se diluem, e, por isso, ainda se observaram altas para ambos tipos de varejo (2,1% e 3,3%, respectivamente).

Leia mais...