Temas em Análise

Temas em Análise 274: Serviços tem Recorde de Baixa em Março, com Início da Pandemia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar o desempenho dos serviços em março, cujo volume transacionado apresentou recuo de 2,7%, sobre o mesmo mês de 2019. Vale destacar que, em relação a fevereiro, houve queda recorde de 6,9%. No acumulado de 12 meses, o crescimento se manteve estável em 0,7%, refletindo, porém, em quase sua totalidade o desempenho anterior ao período de isolamento social.

Leia mais...

Temas em Análise 273: Pandemia Provoca Queda dos Preços em Abril, Levando Resultado Anual Abaixo do Limite Inferior da Meta de Inflação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou queda de 0,31%, em relação ao mês anterior, superando a deflação esperada pelo mercado. Desse modo, a inflação anual (12 meses) mostrou desaceleração mais intensa que a observada em março, alcançando a 2,4% (ver tabela abaixo), abaixo do limite inferior da meta de inflação anual perseguida pelo Banco Central (2,5%).

Leia mais...

Temas em Análise 272: Indústria tem Queda Histórica em Março, Refletindo os Efeitos da Pandemia

Em março, a atividade industrial recuou 3,8%, em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superando as expectativas de retração projetadas pelo mercado. Em relação ao mês anterior, houve queda histórica de 9,1%, livre de efeitos sazonais, a pior desde o início da série (2002).

Leia mais...

Temas em Análise 271: Inflação Oficial de Março é a Menor desde o PLANO REAL, Refletindo os Primeiros Efeitos do Isolamento Social

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta de apenas 0,07%, desacelerando fortemente em relação a fevereiro, e ficando abaixo das expectativas, configurando a menor taxa de inflação desde o Plano Real. A inflação anual (12 meses) também mostrou forte desaceleração, alcançando a 3,3% (ver tabela abaixo), bem abaixo da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,0%).

Leia mais...

Temas em Análise 270: Serviços “PERDEM FÔLEGO” em Fevereiro, Sem Ainda Sofrer os Efeitos do Isolamento Social

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, o volume de serviços prestados aumentou 0,7%, ante igual mês de 2019 e no acumulado dos últimos 12 meses (ver tabela abaixo), mostrando “perda de fôlego” em relação a dezembro e janeiro últimos, mesmo antes do início do isolamento social.

Leia mais...

Temas em Análise 269: Varejo Acelera em Fevereiro, Antes do Isolamento Social

Em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) registrou alta de 4,7% sobre o mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), enquanto no ampliado (que inclui todos os segmentos) o aumento alcançou a 3,3%, apesar de contar com dois dias úteis a menos. Em 12 meses, também foram observadas maiores vendas em ambos tipos de varejo, com leve aceleração no primeiro, e perda de ritmo no segundo, em relação à leitura anterior (1,9% e 3,6%, respectivamente).

Leia mais...