Temas em Análise

Temas em Análise 292: Varejo Prossegue em Retomada em Outubro, com Perspectivas de Crescimento em 2020

Em outubro, o varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) registrou alta de 8,3% sobre o mesmo mês de 2019 (ver tabela na segunda página), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado, mesmo contando com dois dias úteis a mais, veio acima das expectativas de mercado (6,7%), e superou a expansão registrada em setembro, como mostra o Gráfico 1. O varejo amplo (que inclui todos os setores), mostrou elevação de 6,0%. Nos acumulados de janeiro a outubro e em 12 meses, houve crescimento de 0,9% e 1,3%, no varejo restrito, enquanto no ampliado, se registraram quedas de 2,6% e 1,4%, respectivamente.

Leia mais...

Temas em Análise 291: Setor Serviços Segue Atenuando a Queda em Setembro

O volume de serviços prestados, em setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou crescimento de 1,8%, em relação a agosto, anotando a quarta alta seguida nessa mesma base de comparação. No contraste com maio de 2019, houve queda de 7,2% (ver tabela ao final), menor do que a esperada pelo mercado. Em termos anuais e em 12 meses, as contrações alcançaram a 8,8% e 6,0%, respectivamente, porém seguem muito influenciadas pelos resultados fortemente negativos de abril e maio.

Leia mais...

Temas em Análise 290: Varejo Segue em Retomada, em Setembro

Em setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) e do ampliado (que considera todos os setores) apresentaram aumentos de 7,3% e 7,4%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2019 (ver tabela ao final). No acumulado do ano, houve estabilidade e queda de 3,6%, respectivamente, enquanto, em 12 meses, foram registradas alta de 0,9% e contração de 1,4%.

Leia mais...

Temas em Análise 289: Varejo Continua Mostrando Recuperação em Julho

Em julho, o varejo restrito registrou alta de 5,5% sobre o mesmo mês de 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superando as expectativas. O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, mostrou elevação de 1,6%. No acumulado do ano, houve recuos de 1,8% e 6,8%, respectivamente, enquanto em 12 meses, registraram-se crescimento de 0,2%, no primeiro caso, e queda de 1,9%, no segundo.

Leia mais...

Temas em Análise 288: Setor Serviços Tem Melhor Desempenho em Junho

Em junho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados apresentou crescimento de 5%, em relação ao mês anterior, interrompendo quatro meses de quedas consecutivas. No contraste com maio de 2019, houve queda de 12,1% (ver tabela abaixo), menor do que a esperada pelo mercado e menos intensa que a observada na leitura anterior. Esses melhores desempenhos relativos se explicam pela flexibilização das medidas de isolamento social e pelos impactos positivos do auxílio emergencial e da redução da jornada de trabalho sobre a renda e o emprego das famílias. Em 12 meses, contudo, o setor continuou intensificando sua contração, que alcançou a 3,3%, sinalizando tendência de lenta recuperação.

Leia mais...

Temas em Análise 287: Varejo Mostra Recuperação em Junho

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, o varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) anotou leve alta de 0,5% sobre o mesmo mês de 2019, superando as expectativas, enquanto o varejo ampliado (que incorpora todos os segmentos) apresentou recuo de 0,9% (ver tabela abaixo). Em relação a maio, livre de efeitos sazonais, continuou a haver forte aumento dos volumes comercializados (8,0% e 12,6%, respectivamente). Em 12 meses, seguiu havendo estabilidade no varejo restrito, e queda levemente mais intensa que a observada na leitura anterior, no caso do ampliado (-1,3%).

Leia mais...