ACSP
ACSP

Temas em Análise 197: Em Setembro, varejo registra vendas abaixo do esperado

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro, o volume de vendas do varejo restrito (que não considera veículos e material de construção) se manteve praticamente estável (0,1%), na comparação com igual mês do ano passado, ficando abaixo das expectativas de mercado (ver tabela abaixo). O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, também decepcionou, apresentando leve alta (2,2%), na mesma base de comparação. Os resultados acumulados em 12 meses (2,8% e 5,8%, respectivamente) desaceleraram em relação à leitura anterior.

Temas em Análise 196: Inflação anual acelera em Outubro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou a maior alta para o mês desde 2015 (0,45%). As maiores contribuições estiveram dadas pelos grupos de transportes, ainda pressionado pelo comportamento altista dos preços de combustíveis, e alimentação e bebidas. Em 12 meses, a inflação “oficial” avançou para 4,56%, (ver tabela abaixo), afastando-se ligeiramente da meta de inflação anual (4,5%).

Temas em Análise 194: Serviços surpreendem em Agosto, mas ainda não se recuperam

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados apresentou alta de 1,2%, em agosto, livre de efeitos sazonais, em relação a julho, configurando o melhor resultado mensal desde 2011. Na comparação com o mesmo mês de 2017, também houve avanço, que alcançou a 1,6%, surpreendo positivamente o mercado. Contudo, em termos anuais (acumulado em 12 meses) continua havendo retração, ainda que cada vez menor em relação à leitura anterior (ver tabela abaixo).

Temas em Análise 193: Varejo reage em Agosto, mas ritmo segue lento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, o volume de vendas do varejo restrito (que não considera veículos e material de construção) subiram 4,1% sobre o mesmo mês de 2017, superando as expectativas do mercado (ver tabela abaixo). Para o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, a alta alcançou a 6,9%, na mesma base de comparação. Apesar das flutuações ocorridas nas últimas leituras, a tendência, refletida nas variações acumuladas em 12 meses, praticamente não se alterou para ambos tipos de varejo (3,3% e 6,5%, respectivamente).